Reconstruções anatômicas do complexo fibrocartilaginoso triangular nas instabilidades crônicas da articulação radioulnar distal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O complexo fibrocartilaginoso triangular (CFCT) tem dois componentes funcionais: o distal (formado pelos ligamentos ulnocarpais e disco articular) e o proximal (formado pelos ligamentos radioulnares distais volar e dorsal e inserido na fóvea), estabilizador primário da articulação radioulnar distal (ARUD) durante a pronossupinação do antebraço. A lesão do CFCT é causa frequente de dor e disfunção no canto ulnar do punho e quando não diagnosticada ou erradamente tratada pode causar instabilidade crônica da ARUD. 

A reconstrução do complexo fibrocartilaginoso triangular é indicada quando a lesão não é reparável, não há alteração degenerativa articular e a membrana interóssea está funcionante. Já foram descritos inúmeros procedimentos de reconstrução não-anatômicos incluindo plastia extra-articular ou transferências musculares dinâmicas. Entretanto, essas técnicas não são anatômicas e são menos efetivas em reproduzir a biomecânica do CFTC quando comparadas à reconstrução anatômica com enxerto de tendão.

Saiba mais: Preservar ou substituir a patela durante artroplastia total de joelho?

complexo fibrocartilaginoso triangular

O estudo

Foi publicado recentemente na “Revista Iberoamericana de Cirugía de La Mano” uma revisão sistemática com o objetivo de avaliar as diferentes técnicas de reconstrução anatômica do complexo fibrocartilaginoso triangular, analisando a técnica cirúrgica e resultados. Os critérios de exclusão foram artigos de revisão, relatos de caso e estudos cadavéricos. 

Um total de onze artigos apresentando séries de casos (com 9 a 95 pacientes) foram selecionados. Os trabalhos mais antigos descreveram diferentes tipos de cirurgias abertas enquanto que os mais recentes descreveram tanto cirurgias abertas quanto artroscópicas. Foram contempladas as técnicas de Scheker, Adams, Shih e Lee, Henry, Meyer e Chu-Kay Mak e Ho.

A maioria dos estudos encontrou bons resultados, com recuperação da estabilidade do punho, melhora da dor e aumento da força de pega nos testes funcionais. Com a evolução histórica das séries publicadas, os cirurgiões tentaram desenvolver técnicas cada vez mais anatômicas e estáveis com técnicas menos invasivas.

Conclusão

Os autores concluem após revisarem os artigos citados que o procedimento de Adams (primeiramente descrito em 2000) continua sendo uma técnica válida e reprodutível no tratamento da instabilidade crônica da ARUD. Se há oferta de artroscopia e cirurgiões bem treinados para tal prática, os autores recomendam a técnica aberta assistida por artroscopia ou a técnica totalmente artroscópica para fixação anatômica dos implantes. Ainda assim, são necessários estudos comparativos entre a técnica aberta e artroscópica.

Referências bibliográficas:

  • Miranda, I. & Lucas-García, F.J. & Carratalá, Vicente & Ferràs-Tarragó, Joan & Miranda, Francisco. (2021). Anatomic Reconstruction of the Triangular Fibrocartilage Complex for the Treatment of Chronic Instability of the Distal Radioulnar Joint. A Systematic Review. Revista Iberoamericana de Cirugía de la Mano. 49. e97-e104. 10.1055/s-0041-1736570. 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.