Reino Unido confirma primeiro caso de encefalite transmitida por carrapatos

A encefalite transmitida por carrapatos é uma doença infecciosa viral humana que envolve o sistema nervoso central e ocorre em muitas partes da Europa e da Ásia.

Uma pessoa no Reino Unido foi infectada pelo vírus da encefalite transmitida por carrapatos (TBEV), da família do flavivírus, que pode causar inflamação no cérebro. A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA), em um comunicado divulgado no dia 5 de abril, afirmou que o risco para a população permanece muito baixo, mas recomenda que a população evite áreas de bosques e pântanos, onde há maior concentração dos aracnídeos.

“Nossa vigilância sugere que o vírus da encefalite transmitida por carrapatos é muito incomum no Reino Unido e que o risco para a população em geral é muito baixo”, afirma a vice-diretora da UKHSA, Meera Chand, no comunicado.

Leia também: Doença de Lyme: como diagnosticar e abordar?

Reino Unido confirma primeiro caso de encefalite transmitida por carrapatos

Encefalite e doença de Lyme

“Os carrapatos também carregam diversas outras infecções, incluindo a doença de Lyme. Portanto, as pessoas devem tomar medidas para reduzir as suas chances de serem mordidas ao ar livre em áreas onde os carrapatos vivem, como pântanos e bosques e, se for o caso, remover o aracnídeo imediatamente”, alertou Meera Chand.

A UKHSA recomendou mudanças nos testes em hospitais para que novos casos possam ser detectados rapidamente. O governo também vai aumentar a vigilância com o rastreamento de indivíduos assintomáticos nas áreas onde a encefalite transmitida por carrapatos foi detectada.

Casos anteriores

Houve três casos de encefalite transmitida por carrapatos provavelmente ou confirmados adquiridos na Inglaterra desde 2019, incluindo um ligado à área de Yorkshire em 2022, que é o primeiro caso confirmado na Inglaterra. O vírus ainda foi detectado anteriormente nas áreas fronteiriças de Hampshire e Dorset e Norfolk e Suffolk.

As autoridades locais acreditam que o vírus também pode estar presente em animais de outros lugares, uma vez que a espécie de carrapato que carrega o vírus é comum no Reino Unido e em muitos países europeus.

Investigações sobre por que o vírus foi encontrado em carrapatos com mais frequência nos últimos anos estão em andamento, sendo provável que haja diversos fatores envolvidos.

Saiba mais: Febre maculosa: o que eu preciso saber?

Mais sobre a doença

O vírus é transmitido pela picada de carrapatos infectados, encontrados em habitats florestais. A enfermidade é mais frequentemente manifestada com duas fases. A primeira fase está associada a sintomas como febre, fadiga, cefaleia, dores musculares e náuseas. A segunda fase envolve o sistema neurológico com sintomas de meningite e/ou encefalite.

Como outras doenças infecciosas transmitidas por carrapatos, o risco de TBE pode ser reduzido usando repelentes de insetos e roupas de proteção para evitar picadas de carrapatos. Uma vacina está disponível em algumas áreas endêmicas da enfermidade.

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades