Leia mais:
Leia mais:
Relação entre o consumo de cafeína durante a gestação e possíveis complicações cardiometabólicas maternas
Check-up Semanal: dose de reforço da Pfizer, tratamento da escabiose e mais! [podcast]
O manejo da diabetes na doença renal crônica: alvos e insulina
A pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes nos casos de síndrome dos ovários policísticos
Perfil metabólico nas mulheres em amamentação exclusiva após uma gestação com diabetes gestacional

Relação entre o consumo de cafeína durante a gestação e possíveis complicações cardiometabólicas maternas

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café, logo atrás dos Estados Unidos. Sendo assim, uma das grandes preocupações da American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) são as complicações cardiometabólicas maternas causadas pelo consumo de cafeína durante a gestação.

Saiba mais: Consumo de cafeína por gestantes associada à restrição de crescimento do bebê?

cafeína

Estudo sobre a cafeína

Em novembro de 2021 foi publicado um estudo de coorte na revista JAMA para avaliar a relação entre o consumo de cafeína e as possíveis complicações cardiometabólicas maternas. Participaram deste estudo 2.802 gestantes, todas consideradas de baixo risco e sem comorbidades prévias à gestação. 

De acordo com Hinkle (2021), as gestantes que consumiram doses baixas de café (200 mg/dia, conforme orientação da ACOG) tiveram menor risco de desenvolver diabetes mellitus gestacional (DMG) e apresentaram níveis menores nos exames de rastreio de DMG. Em relação a hipertensão e pré-eclâmpsia a cafeína não mostrou nenhuma correlação.

Considerações

O autor comenta que estudos com número de gestantes maiores são necessários para podermos correlacionar esse fator de proteção da cafeína. Além disso, a dieta e o estilo de vida dessas pacientes podem ter interferido no resultado deste estudo. Também vale ressaltar que a grande preocupação com a ingestão de cafeína pela gestante é com o feto, pois ainda não temos estudos que mostram doses seguras para evitar restrição de crescimento intra-uterino, baixo peso ao nascer e arritmias fetais.

Quer segurança na hora da decisão clínica? A Med Friday do Whitebook é a oportunidade de você dar um grande passo em sua carreira! Assine com desconto o aplicativo médico que tem todas as respostas que você precisa, a um toque de distância!

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.