Relação entre o consumo de cafeína durante a gestação e possíveis complicações cardiometabólicas maternas

Foi publicado um estudo que avaliou a relação entre o consumo de cafeína e possíveis complicações cardiometabólicas maternas. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café, logo atrás dos Estados Unidos. Sendo assim, uma das grandes preocupações da American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) são as complicações cardiometabólicas maternas causadas pelo consumo de cafeína durante a gestação.

Saiba mais: Consumo de cafeína por gestantes associada à restrição de crescimento do bebê?

cafeína

Estudo sobre a cafeína

Em novembro de 2021 foi publicado um estudo de coorte na revista JAMA para avaliar a relação entre o consumo de cafeína e as possíveis complicações cardiometabólicas maternas. Participaram deste estudo 2.802 gestantes, todas consideradas de baixo risco e sem comorbidades prévias à gestação. 

De acordo com Hinkle (2021), as gestantes que consumiram doses baixas de café (200 mg/dia, conforme orientação da ACOG) tiveram menor risco de desenvolver diabetes mellitus gestacional (DMG) e apresentaram níveis menores nos exames de rastreio de DMG. Em relação a hipertensão e pré-eclâmpsia a cafeína não mostrou nenhuma correlação.

Considerações

O autor comenta que estudos com número de gestantes maiores são necessários para podermos correlacionar esse fator de proteção da cafeína. Além disso, a dieta e o estilo de vida dessas pacientes podem ter interferido no resultado deste estudo. Também vale ressaltar que a grande preocupação com a ingestão de cafeína pela gestante é com o feto, pois ainda não temos estudos que mostram doses seguras para evitar restrição de crescimento intra-uterino, baixo peso ao nascer e arritmias fetais.

Quer segurança na hora da decisão clínica? A Med Friday do Whitebook é a oportunidade de você dar um grande passo em sua carreira! Assine com desconto o aplicativo médico que tem todas as respostas que você precisa, a um toque de distância!

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão