Residência médica: confira os gabaritos liberados em dezembro

Candidatos já podem conferir os gabaritos liberados em dezembro das provas de programas de residência médica pelo país.

A divulgação dos gabaritos (preliminares ou não) das provas de programas de residência médica já começou a ser realizada por algumas instituições de ensino responsáveis. Confira!

Residência médica confira os gabaritos liberados em dezembro

UFRJ 2023

A prova da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi realizada presencialmente com duração de três horas e 30 minutos. A prova objetiva de 100 questões de múltipla escolha contou com quatro alternativas, distribuídas entre as cinco áreas da Medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia/Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.

O resultado final foi divulgado, via site, no dia 17 de dezembro de 2022. Confira o gabarito aqui.

PSU-MG 2023

No dia 4 de dezembro aconteceu a primeira etapa do processo seletivo unificado de residência médica de Minas Gerais (PSU-MG) composta pela prova objetiva. A edição de 2023, que conta com a participação de 79 instituições e 22.451 inscrições homologadas, oferece 1.309 vagas distribuídas entre especialidades de Acesso Direto, com Pré-Requisito e Áreas de Atuação.

O gabarito oficial da prova objetiva de residência médica do PSU-MG foi divulgado no mesmo dia de aplicação, através da página oficial da seleção. Confira o gabarito aqui.

IAMSPE 2023

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) realizou, no dia 3 de dezembro, a primeira etapa de seu processo seletivo de residência médica para ingresso dos médicos aprovados em 2023.

A seleção, que oferece 224 vagas distribuídas entre especialidades de Acesso Direto, Pré-Requisito e Áreas de Atuação, contou com a inscrição de 5.236 candidatos. O gabarito preliminar oficial da prova objetiva foi divulgado no dia posterior da prova. Confira aqui.

SES-PE 2023

A prova de residência médica da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) foi realizada no dia 27 de novembro. A prova objetiva é a primeira fase deste processo seletivo, dividida em 100 questões das cinco grandes áreas da medicina.

Confira aqui o gabarito preliminar.

AMRIGS 2023

No dia 27 de novembro foi realizado o processo seletivo unificado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), aplicado em Santa Catarina (SC), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Rondônia (RO).

Essa é a primeira etapa da residência médica, sendo as outras etapas de responsabilidade das instituições escolhidas. A prova durou cinco horas e foi composta de 100 questões sobre as cinco grandes áreas da medicina. Já as provas para as especialidades com pré-requisito duraram três horas.

Confira o gabarito preliminar aqui.

SURCE 2023

A prova da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE) é uma das mais disputadas da região Nordeste. A primeira fase, que é a prova objetiva, foi realizada no dia 2 de novembro.

De caráter classificatório e eliminatório, a prova foi constituída por 100 questões, cada uma valendo um ponto. Essa etapa equivale a 90% da nota final. Os gabaritos preliminares foram liberados algumas horas após a realização das provas. Confira aqui.

Sírio-Libanês 2023

O Hospital Sírio-Libanês (HSL) é  considerado um dos mais conceituados do país. A primeira fase da seleção foi realizada no dia 5 de dezembro. O programa oferece 71 vagas para ingresso em 2023.

O gabarito preliminar da prova de residência médica foi divulgado no dia posterior. Confira aqui

Residência Médica

A Residência Médica é uma modalidade de especialização de ensino de pós-graduação direcionada aos médicos e gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM) existem 907 instituições que oferecem 6.449 programas de residência médica no Brasil.

A residência é caracterizada pela formação em serviço sob a orientação de médicos especialistas. A entrada em um programa de residência médica acontece através de aprovação em um processo seletivo.

O médico residente destina 60 horas semanais à aprendizagem em serviço (ou seja, são 2.880 horas de formação). A carga horária é dividida entre atividades teóricas e atividades práticas, com foco maior nestas últimas.

A legislação determina que os residentes precisam cumprir 24h de plantão dentro da carga horária semanal. Por outro lado, estabelece também o descanso obrigatório de seis horas após plantão noturno de 12 horas; uma folga semanal, no mínimo; e 30 dias consecutivos de repouso por ano de atividade.

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades