Resultados da artroplastia total de cotovelo em jovens com artrite reumatoide

Estudo investigou os resultados da artroplastia total de cotovelo unlinked em pacientes japoneses menores de 50 anos.

A indicação mais comum de artroplastia total de cotovelo (ATC) é a artrite reumatoide, embora ao longo dos últimos anos tenha-se diminuído a diferença com relação às artrites pós-traumáticas, principalmente pelos avanços no tratamento farmacológico dessa doença. As próteses de cotovelo podem ser ligadas (linked) ou não ligadas (unlinked) e são mais comumente utilizadas em pacientes idosos.

Leia também: Risco de desenvolvimento de artrite reumatoide (AR) a partir do histórico familiar

Próteses unlinked requerem estoque ósseo suficiente e estabilidade de tecidos moles para implantação, e têm maior potencial de instabilidade ou luxação quando comparado com ATC linked; no entanto, eles têm teoricamente menos risco de afrouxamento e falha mecânica.

em jovens com artrite reumatoide

O estudo

Foi publicado no último mês na revista Bone and Joint Open um estudo com o objetivo de investigar clínica e radiologicamente os resultados da artroplastia total de cotovelo unlinked em pacientes japoneses menores de 50 anos, com follow-up mínimo de seis anos.

Métodos

Foram revisados retrospectivamente os registros de 26 cotovelos de 21 pacientes com AR de menos de 50 anos submetidos a ATC primária com prótese de cotovelo não ligada. A média de idade dos pacientes foi de 46 anos (35 a 49), e o tempo de seguimento médio foi de 13,6 anos (6 a 27). As medidas de desfecho incluíram dor, amplitude de movimento, Mayo Elbow Performance Score (MEPS), avaliação radiológica, complicações e cirurgia de revisão com ou sem remoção do implante.

Resultados

O MEPS médio melhorou significativamente de 47 (15 a 70) pontos no pré-operatório para 95 (70 a 100) pontos no acompanhamento final (p < 0,001). Complicações foram observadas em seis cotovelos (23%) em seis pacientes, sendo quatro com neuropatia ulnar e um cotovelo com fratura traumática pós-operatória exigiram cirurgias adicionais.

Saiba mais: Banda de tensão ou reparo com sutura para fraturas de olecrano desviadas?

Não houve revisão com retirada do implante, e não havia evidência radiológica de soltura em torno dos componentes. Com qualquer das cirurgias de revisão como desfecho, as taxas de sobrevida até 25 anos foram de 78,1% (95% de confiança intervalo 52,8 a 90,6) conforme determinado pela análise de Kaplan-Meier.

Conclusão e mensagem prática

O resultado clínico do artroplastia total de cotovelo (ATC) unlinked para pacientes jovens com AR foi satisfatório e comparável ao de pacientes idosos. Uma taxa de sobrevivência favorável sem remoção do implante pode apoiar o uso de dispositivos unlinked para pacientes jovens com esta patologia, com a cautela de uma taxa de complicação relativamente alta em relação à neuropatia ulnar.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Nishida K, Nasu Y, Hashizume K, Okita S, Nakahara R, Saito T, Ozaki T, Inoue H. Outcome of unlinked total elbow arthroplasty for rheumatoid arthritis in patients younger than 50 years old. Bone & joint open. 2023. 4. 19-26. DOI: 10.1302/2633-1462.41.BJO-2022-0151.R1