Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / SARS-CoV-2 é encontrado no sêmen de homens com Covid-19

SARS-CoV-2 é encontrado no sêmen de homens com Covid-19

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Um estudo de coorte realizado no Hospital Municipal de Shangqiu, na China, publicado no dia 7 de maio de 2020, detectou o novo coronavírus (SARS-Cov-2), agente causador da pandemia por Covid-19, no esperma de homens.

Foram identificados todos os pacientes homens maiores de 15 anos atendidos nesse hospital, com confirmação laboratorial de Covid-19, entre 26 de janeiro e 16 de fevereiro de 2020. A definição de confirmação laboratorial foi a testagem positiva para SARS-CoV-2 através de PCR por swab nasal e orofaríngeo.

Leia também: Covid-19: quais as orientações para os atendimentos das equipes dos Consultórios na Rua?

Dos 50 pacientes selecionados, 12 não puderam fornecer amostra (por disfunção erétil, estado de coma ou morte). Um total de 38 pacientes, então, forneceram amostras de sêmen, que foram testadas para a presença de SARS-CoV-2. Entre esses 38 pacientes, 23 já estavam recuperados clinicamente e 15 ainda permaneciam no estágio agudo da doença.

cadastro portal

Resultados

Os resultados mostraram presença do vírus nas amostras de 6 (15.8%) pacientes, sendo 4 entre os 15 que ainda estavam com doença aguda ativa e 2 entre os 23 que já haviam se recuperado. Não houve diferença significativa entre as amostras positivas e negativas em relação a idade, a história de doença urogenital, ou aos tempos de doença, de internação, ou de recuperação.

O estudo mostra, portanto, que o vírus pode ser encontrado no sêmen de homens com Covid-19 ativa e também naqueles já recuperados da doença. Contudo, ainda não se pode afirmar que o vírus pode ser transmitido por via sexual. Ainda assim, os autores recomendam a adoção de medidas de prevenção sexual, como abstinência ou uso de preservativos.

No Whitebook você encontra as principais condutas para a Covid-19, tudo liberado gratuitamente durante a pandemia!

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Li D, Jin M, Bao P, Zhao W, Zhang S. Clinical Characteristics and Results of Semen Tests Among Men With Coronavirus Disease 2019. JAMA Netw Open. 2020;3(5):e208292. doi:10.1001/jamanetworkopen.2020.8292

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.