Leia mais:
Leia mais:
Vacina contra Herpes Zoster é segura em pacientes tratados com antagonista de TNF alfa
Probióticos: LGG® no incremento da resposta às vacinas
Influenza: Ministério da Saúde amplia vacinação para toda a população brasileira
Butanvac: Anvisa autoriza início do estudo com voluntários
Os fatores que influenciam a resposta às vacinas

SBIm/SBP/SBI/Febrasgo se pronunciam sobre vacina contra o HPV

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No último dia 19, foi veiculado um comunicado das sociedades brasileiras de Imunizações (SBIm), Pediatria (SBP), Infectologia (SBI) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) se posicionando em relação a informações sobre a segurança e eficácia das vacinas que previnem a infecção pelo HPV.

O comunicado diz que a vacina contra o HPV integra o programa público de imunização de 85 países no mundo. Segundo o relatório do Comitê Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial da Saúde (GACVS – OMS), as vacinas contra o HPV não estão associadas a aumento de eventos adversos graves quando comparadas ao grupo placebo ou outras vacinas como controle, exceto anafilaxia, que pode ocorrer com qualquer outro imunobiológico ou substância. A incidência de anafilaxia é semelhante à de outras vacinas (1.7 caso/milhão de doses).

Após a implementação da vacina no Brasil, foram notificados efeitos adversos pós-vacina, porém a maioria foi notificada como eventos não graves. A incidência de efeitos adversos graves foi menor do que a esperada com base na literatura. Os eventos não graves mais comuns são locais, como: dor, hiperemia e edema no local de aplicação. As manifestações sistêmicas, como febre, mialgia, urticária e fadiga podem ocorrer, mas são pouco frequentes.

O caso das três adolescentes que apresentaram fraqueza em membros inferiores após a vacinação cursou com resolução espontânea, sem sequelas, e foi considerada uma reação psicogênica pós-vacinal.

Estudos demonstraram redução da prevalência do HPV e das lesões HPV-induzidas (neoplasias intraepiteliais cervicais e lesões verrucosas) e também que a vacinação não induziu comportamento de risco entre os jovens. A vacina foi considerada o método mais eficaz para prevenção da infecção pelo vírus, além da abstinência sexual total por toda a vida.

Por fim, o documento conclui que as vacinas que previnem a infecção pelo HPV são seguras e eficazes e considera as ações que tentam desacreditá-las, especialmente partindo de profissionais da saúde, como um “desserviço” e uma “ameaça à saúde pública”.

Autor:

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar