Leia mais:
Leia mais:
Doenças mentais pós-pandemia: o que podemos fazer enquanto enfermeiros?
Entrevista com especialista: suicídio na pandemia
Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]
Quiz sobre depressão
Pandemia aumenta casos de ansiedade, depressão e estresse. O que podemos fazer?

Screening de depressão não melhora qualidade de vida após SCA [ACC 2019]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) a depressão é um fator de risco para pior prognóstico. Mais do que isso, há evidências de que as pessoas que se internam com infarto têm uma incidência de depressão maior nos primeiros meses, por isso, um grupo de pesquisadores realizou o estudo CODIACS-QoL, apresentado na tarde deste sábado (16) no congresso do American College of Cardiology.

EuroElso 2019 - VAD

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Screening de depressão após SCA

Kronish et al selecionaram 1.500 pacientes que passaram por SCA e dividiram em três grupos. Um grupo não recebeu screening para depressão. Os outros dois receberam um questionário para diagnóstico de depressão e notificação em caso positivo. Um desses grupos, além da notificação, recebeu a oferta de tratamento medicamentoso e psicoterápico.

No total, 7% dos pacientes investigados apresentaram diagnóstico de depressão. No seguimento de 18 meses, não houve diferença significativa na qualidade de vida medida por QALYS (quality adjusted life years) entre os três grupos. Em 9 meses, não houve diferença significativa entre os grupos quanto ao número de dias sem depressão, bem como efeitos adversos de antidepressivos e taxas de morte e sangramento.

Cerca de 25% dos pacientes desisiram do tratamento oferecido.

Qual é a mensagem para casa?

Depressão é comum (7% dos pacientes apresentaram depressão), então o médico não deve negligenciar. Qual é o ponto que limita o estudo? O tratamento que o paciente foi submetido não foi controlado. Então, a princípio o médico escolheu o tratamento, mas será que ele optou pelos mais eficazes?

Há outros ensaios que mostram que tratar a depressão é importante. Nesse estudo, fazer o screening e mandar tratar não mostrou diferença, mas qual tratamento foi esse? Isso só outros trabalhos vão poder mostrar.

ACC 2019: cobertura PEBMED

Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

Apple Watch na detecção de fibrilação atrial é eficaz? [ACC 2019]

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar