CAT de rotina após PCR não mostrou benefícios [ACC 2019]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A causa mais comum de parada cardiorrespiratória extra-hospitalar são ritmos chocáveis (FV ou TV), secundários à doença arterial coronariana. Por isso, após o retorno à circulação espontânea, a American Heart Association, no curso do ACLS, recomenda a coronariografia em todos os pacientes, sendo urgente (até 90 min) quando há supra do segmento ST e em 24h nos demais casos.

Mas um estudo divulgado no ACC 2019 veio mudar esse conceito. O COACT Trial recrutou pacientes que sobreviveram a uma PCR mas não tinham nenhum sinal de infarto agudo do miocárdio (IAM) – muita atenção aqui.

Leia maisParada cardiorrespiratória: acesso intraósseo é superior ao intravenoso?

Para este subgrupo, os participantes foram randomizados para CAT em 90 min versus CAT após recuperação neurológica. Os resultados mostraram que não houve diferença na sobrevida entre os dois grupos.

Qual a mensagem clínica? O CAT após PCR fica reservado para pacientes com evidências de IAM e/ou coronariopatia como causa da parada. Nos demais, procure outras etiologias (5H-5T) e trate a disfunção orgânica como um todo, que é mais importante.

ACC 2019: cobertura PEBMED

PEBMED traz as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • LEMKES. Jorrit S. Coronary Angiography after Cardiac Arrest without ST-Segment Elevation. NEJM 18 de março de 2019 DOI: 10.1056/NEJMoa1816897.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar