Leia mais:
Leia mais:
Registrados quase 600 mil casos confirmados de dengue no país em 2019

Estudo de mundo real confirma benefício do CardioMEM na insuficiência cardíaca [ACC 2019]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em 2014, o FDA aprovou o uso do dispositivo CardioMEM (Abbott) para tratamento da insuficiência cardíaca. O device funciona monitorando a pressão arterial pulmonar e enviando por telemetria as informações para o médico, que então usa essas informações para ajustes no tratamento. O grande “senão” do método é que o implante é por hemodinâmica, na artéria pulmonar, podendo haver desposicionamento e infecção. O estudo CHAMPION mostrou, na época, redução do risco de hospitalização por IC, mas não de mortalidade.

No ACC 2019, foram apresentados resultados do uso no “mundo real”, isto é, na prática clínica. Um total de 1200 pacientes foram incluídos, com idade média 69 anos, 38% de mulheres e 52% com ICFER (os outros com ICFEP e “mid-range”). Nessa população, houve redução em 50% nas hospitalizações, em qualquer fração de ejeção, e baixo índice de complicações: apenas 4 pacientes.

Leia maisInsuficiência cardíaca: como administrar diurético oral corretamente

Qual a mensagem? Temos mais um dispositivo chegando para auxiliar os médicos no manejo da IC. Quanto mais personalizado e objetiva a avaliação-intervenção, mais chances de dar certo.

ACC 2019: cobertura PEBMED

Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • ABRAHAM, William T. et al.Sustained efficacy of pulmonary artery pressure to guide adjustment of chronic heart failure therapy: complete follow-up results from the CHAMPION randomised trial. The Lancet. Novembro de 2015.DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(15)00723-0
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.