Página Principal > ACC 2019 > Novo estudo indica que Mitraclip aumenta sobrevida na IC [ACC 2019]
mitraclip

Novo estudo indica que Mitraclip aumenta sobrevida na IC [ACC 2019]

Tempo de leitura: 2 minutos.

No paciente com ICFER avançada e sintomática, apesar do tratamento clínico otimizado, alguns dispositivos mecânicos podem ajudar a aumentar a sobrevida. O CDI, por exemplo, reduz o risco de morte súbita, ao passo que o ressincronizador melhora o prognóstico dos pacientes com BRE e QRS > 120 ms. Contudo, nos pacientes com IM grave secundária à IC (isto é, a doença valvar não era causa, mas sim consequência da IC), havia dúvida se uma cirurgia de plastia mitral valia o risco.

O Mitraclip é um dispositivo de implante hemodinâmico que se propõe a reduzir a regurgitação, levando à melhora da IC. Os dois primeiros grandes estudos nesse assunto, o MITRA-FR e o COAPT foram publicados no fim de 2018 e comentados por nosso colunista especialista em hemodinâmica, Dr Felipe Maia. De modo resumido, o COAPT, mas não o MITRA-FR, mostrou melhora da IC e redução de mortalidade em dois anos. A grande diferença foi que o COAPT captou pacientes com medicação mais otimizada, IM mais grave porém com VE não tão dilatado, o que poderia explicar a diferença dos resultados.

Leia maisMitraClip versus tratamento clínico na IM grave de alto risco cirúrgico

Agora no ACC 2019, foram apresentados resultados da melhora clínica e de qualidade de vida, mostrando que o dispositivo não só aumenta a sobrevida dos pacientes, como faz a vida deles melhor, seja por redução da dispneia, do humor e até melhora da sensação de saúde como um todo. Qual a mensagem para casa? Assim como no estudo de TAVI, o Mitraclip chega com força e para uso na vida real.

ACC 2019: cobertura PEBMED

Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • STONE. Gregg et al. Transcatheter Mitral-Valve Repair in Patients with Heart Failure. N Engl J Med 2018; 379:2307-2318. DOI: 10.1056/NEJMoa1806640
  • OBADIA, Jean-François. Percutaneous Repair or Medical Treatment for Secondary Mitral Regurgitation. N Engl J Med 2018; 379:2297-2306. DOI: 10.1056/NEJMoa1805374

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.