Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / ACC 2019 / Conheça benefícios do TAVI para a valva aórtica bicúspide [ACC 2019]
tavi

Conheça benefícios do TAVI para a valva aórtica bicúspide [ACC 2019]

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: 2 minutos.

Na publicação recente do ACC 2019, o TAVI ganhou espaço no tratamento da estenose aórtica grave sintomática, e agora é a primeira escolha frente à cirurgia, independente do risco cirúrgico dos pacientes. Por outro lado, o paciente jovem com valva bicúspide pode ser um desafio, seja pela aortopatia associada, seja por calcificação valvar. Não temos ainda ensaios clínicos específicos nessa população, mas um estudo observacional trouxe mais informações.

O registro STS/ACC TVT selecionou 2691 pacientes com valva bicúspide que receberam o novo TAVI SAPIENS 3 e compararam, por propensity mathcing (um modelo estatístico que tenta equilibrar os fatores confundidores), com um número igual de pacientes com valva tricúspide. Esses pacientes tinham risco para cirurgia convencional moderado a alto.

Leia mais: O futuro da valva aórtica: TAVI versus cirurgia

Os resultados mostraram que a mortalidade em um ano foi igual entre os grupos (10,8 vs 12,1%, p não significativo), porém o grupo bicúspide teve um risco maior de AVC (2,4 vs 1,6%, P<0,05) e de conversão para cirurgia aberta (0,9 vs 0,4%, p<0,05).

Qual a mensagem? Se o paciente bicúspide tiver um risco maior para cirurgia convencional, o TAVI pode ser opção – afinal, o risco absoluto do AVC é baixo, menor que 1%. Mas ainda não é hora dela ser a primeira escolha, sendo necessário aguardar um ensaio clínico randomizado.

ACC 2019: cobertura PEBMED

Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.