Leia mais:
Leia mais:
Seguimento ambulatorial da hiperbilirrubinemia indireta no período neonatal: atualização 2021 da SBP [parte 3]
Tratamento da hiperbilirrubinemia indireta no período neonatal: atualização 2021 da SBP [parte 2]
Hiperbilirrubinemia indireta no período neonatal: atualização 2021 da SBP [parte 1]
AAP 2021: recém-nascidos pequenos para a idade gestacional apresentam maior risco de hiperbilirrubinemia direta
Níveis séricos maternos e neonatais de vitamina D e hiperbilirrubinemia no recém-nascido

Seguimento ambulatorial da hiperbilirrubinemia indireta no período neonatal: atualização 2021 da SBP [parte 3]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou recomendações para a hiperbilirrubinemia indireta no período neonatal. Nesta série de três textos, vamos destacar os principais pontos do documento: no primeiro, falamos sobre a hiperbilirrubinemia, icterícia e fatores de risco; no segundo, do tratamento; e hoje, vamos falar do seguimento ambulatorial.

Seguimento ambulatorial da hiperbilirrubinemia

No Brasil, 60% dos recém-nascidos apresentam hiperbilirrubinemia na primeira semana de vida. Por conta disso é recomendada a alta hospitalar em recém-nascidos (RN) a termo ou pré-termo tardio só após 48h de vida, porém ainda é um período antes do pico da icterícia neonatal. Por conta disso, é necessário o acompanhamento ambulatorial.

Todo RN deverá ser consultado por um pediatra até cinco dias após alta hospitalar.

Até o momento, utilizamos o monograma de Bhutani et al. para programação do retorno. Esse acompanhamento se faz necessário não só para avaliar o declínio da BT, mas também para a amamentação e o ganho ponderal.

Reprodução: Sociedade Brasileira de Pediatria

Os fatores de risco para readmissão hospitalar incluem: prematuridade tardia, ou a termo precoce, alta com icterícia, dificuldade no aleitamento materno, perda ponderal >7% , sexo masculino, internação maior que 48h, presença de doença hemolítica por Rh. Estar atento a esses fatores, juntamente com o apoio ao aleitamento materno, mensuração da bilirrubina e orientações aos pais, minimiza as chances de encefalopatia bilirrubinemia.

Essas estratégias, juntamente com rápido início de fototerapia intensiva na suspeita de hiperbilirrubinemia moderada a severa e a instituição de protocolos, reduz o que mais tememos: o kernicterus.

Confira os outros dois textos da série de atualização:

Autora:

Referências bibliográficas:

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. “​​Hiperbilirrubinemia Indireta no período neonatal”. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br . Acesso em 03/11/2021
  • KRAMER, L. I. Advancement of dermal icterus in the jaundiced newborn. Am J Dis Child, v.118, p.454-8, 1969
  • BHUTANI, V. K.; JOHNSON, L.; SIVIERI, E. M. Predictive ability of a predischarge hour-specific serum bilirubin for subsequent significant hyperbilirubinemia in healthy-term and near term newborns. Pediatrics, v.103, p.6-14, 1999
  • AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Subcommittee on hyperbilirubinemia. Management of hyperbilirrubinemia in the newborn infant 35 or more weeks of gestation. Pediatrics, v.114, p.297-316, 2014
  • MAISELS, M. J. et al.. An approach to the management of hyperbilirubinemia in the preterm infant less than 35 weeks of gestation. J Perinatol, v.32, p.660-4, 2012
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.