Leia mais:
Leia mais:
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19
Covid-19: Novo autoteste pode ser realizado em crianças a partir de três anos de idade
Nos EUA, gastos com testes laboratoriais “não covid-19” apresentaram uma queda significativa em 2020 

Seria diferente o desfecho obstétrico entre gestantes com Covid-19 sintomáticas e assintomáticas?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estamos há quase dois anos vivendo a pandemia do Covid-19 e ainda muitas dúvidas nos perseguem. Um dos grandes desafios foi a assistência prestada às gestantes infectadas por SARS-CoV-2. Seria diferente o desfecho obstétrico entre gestantes com Covid-19 sintomáticas e assintomáticas? Teria algo que deveríamos nos preocupar ou fazer para melhorar o desfecho obstétrico?

desfecho obstétrico

Estudo

Em dezembro de 2021 foi publicada uma revisão sistemática e uma metanálise na BMC Pregnancy and Childbirth, com o objetivo de responder essas questões acima citadas.  

Foram incluídos dez artigos relatando dados de 3.158 gestações; com 1.900 sintomáticas e 1.258 assintomáticas. Não houve diferença significativa na idade média, idade gestacional e índice de massa corporal entre os dois grupos. A meta-análise sugeriu que mulheres grávidas de etnia negra ou asiática, obesas, hipertensas ou com algum distúrbio respiratório, eram mais propensas a serem sintomáticas quando infectadas com SARS-CoV-2. E quando sintomáticas, tiveram maior chance de parto cesárea, baixo peso ao nascer e prematuridade. Também apresentaram mais admissões na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seus bebês tiveram maiores chances de internação em UTI Neonatal.

Leia também: Ocorre a imunização fetal após vacinar as gestantes contra Covid-19?

Resultados

As evidências sugerem que a presença de fatores de risco (comorbidades e etnia) aumentaram a probabilidade de mulheres grávidas serem sintomáticas e apresentarem complicações, com desfechos obstétricos desfavoráveis. No entanto, estudos conduzidos de forma mais adequada com análise ajustada e comparações paralelas entre os grupos de filhos são necessários para chegar a resultados conclusivos e que possam responder todas as nossas dúvidas.

Referências bibliográficas:

  • Khan, D.S.A., Hamid, LR., Ali, A. et al. Differences in pregnancy and perinatal outcomes among symptomatic versus asymptomatic COVID-19-infected pregnant women: a systematic review and meta-analysis. BMC Pregnancy Childbirth 21, 801 (2021). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04250-1 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.