Conheça a Síndrome de Fournier associada aos inibidores de SGLT

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Novos fármacos usados para o tratamento do diabetes mellitus 2 têm tido resultados surpreendentes, tanto positiva quanto negativamente. São sem dúvida eficazes, não cursam com ganho de peso e alguns possuem efeitos de proteção cardiovascular importantes. Porém além do alto custo dos mesmos, uma série de eventos colaterais urogenitais estão sendo descritos.

Esse artigo irá descrever mais um efeito colateral importante associado ao uso de tais medicações: a síndrome de Fournier, caracterizada por infecção necrotizante da genitália externa, períneo e região peri-anal. O Fournier é mais comum em homens e é uma emergência urológica bem rara, mas potencialmente fatal. Iremos casos de Fournier informados ao FDA durante 2013 – 2019 em qualquer paciente com DM2 usando medicações orais para o tratamento da sua doença.

Leia maisMedicamento para diabetes chega ao Brasil e pode combater também obesidade

No total foram informados 55 casos em pacientes usando iSGLT2: Destes, 39 eram homens e 16 eram mulheres, a idade variava entre 33 e 87 anos. Todos pacientes ficaram gravemente doentes e precisaram de tratamento cirúrgico, sendo que alguns tiveram complicações graves associadas, tais como: cetoacidose diabética (8), choque séptico (9) e insuficiência renal aguda (4). Além disso três pacientes morreram e dois precisaram amputar uma perna devido à fasciíte necrosante. Como medida de comparação a gangrena de Fournier foi descrita apenas 19 vezes em 35 anos de acompanhamento em pacientes com DM2 usando drogas orais.

A conclusão que chegamos é que o Fournier é um evento adverso recentemente identificado nos pacientes usando os inibidores de SGLT2, logo nós médicos prescritores devemos estar atentos sobre essa possível afecção e identificá-la nos estágios iniciais diminuindo a morbi/mortalidade relacionada ao Fournier.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Bersoff-Matcha SJ, Chamberlain C, Cao C, Kortepeter C, Chong WH. Fournier Gangrene Associated With Sodium–Glucose Cotransporter-2 InhibitorsA Review of Spontaneous Postmarketing Cases. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 7 May 2019] doi: 10.7326/M19-0085
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar