Leia mais:
Leia mais:
Anatomia do coração
Cortar apenas 300 calorias por dia para beneficiar o coração
Cardiomiopatia de takotsubo: relato de caso
Takotsubo: existe relação entre os diferentes ‘gatilhos’ e o prognóstico?
Síndrome de TakoTsubo: veja a nova diretriz para diagnóstico e tratamento

Síndrome de Takotsubo, apenas coração partido?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A síndrome de Takotsubo, ou síndrome do coração partido como é mais conhecida, se caracteriza por uma insuficiência cardíaca aguda e transitória com padrões anormais de contrações do ventrículo esquerdo sem nenhuma doença coronariana e muito comumente desencadeada por fatores estressantes de cunho emocional negativo.

Veja também: Clinical Drops: 5 vídeos em Cardiologia que você precisa assistir

Normalmente aparece em mulheres entre 58 a 75 anos após o paciente passar por algum momento de muita tristeza, depressão ou de alguma outra emoção intensamente negativa. Outros fatores como atividade física intensa ou procedimentos médicos também podem ser fatores desencadeantes. Como sintomas podemos citar, dor retroesternal aguda, falta de ar, palpitação, náuseas e vômitos. O tratamento irá depender dos sintomas e normalmente é administrado anti-hipertensivos, antiarrítmicos e anticoagulantes e o paciente deve permanecer em monitoramento por 24 horas. A maioria dos pacientes se recupera sem sequelas.

A causa precisa da síndrome ainda é desconhecida, porém estudiosos sugerem que hormônios como adrenalina, lançados em momentos de emoção, acabam levando a uma alteração nas células dos músculos cardíacos e/ou nos vasos coronarianos impedindo que o ventrículo esquerdo se contraia de forma efetiva.

Nos exames de imagem, o coração adquire uma forma de “tako-tsubo”, uma jarra japonesa usada para caçar polvos.

Apesar da síndrome ser mais comumente desencadeada por eventos tristes, atualmente novos estudos vêm se desenvolvendo e pesquisadores também estão relacionando a síndrome com momentos de alta felicidade, nomeando-a de “síndrome do coração feliz”, levando a crer que tanto emoções positivas como negativas podem desencadear tal evento a longo prazo.

Síndrome de Takotsubo, apenas coração partido

Metodologia do estudo

O estudo em questão foi publicado em maio desse ano no Journals of the American College of Cardiology: Heart Failure (JACC) e contou com a evolução e análise de 2.482 pacientes de um banco de dados de um dos mais importantes centros de estudo da síndrome, o German-Italian-Spanish Takotsubo (GEIST) Registry. Do total de pacientes estudados que desenvolveram a síndrome, 910 relataram experiências emocionais antes do diagnóstico, sendo 873 com emoções de caráter negativo e 37 de caráter positivo. A idade média do grupo era de 70 anos. Os eventos emocionais positivos estavam relacionados a momentos como casamento, nascimento de netos, festas de aniversário, natal em família ou viagens.

Outros exemplos de eventos prévios relatados antes do diagnóstico da síndrome está no diagnóstico de doenças como infecções e cirurgias. Eventos emotivos pontuais como correr para pegar um voo, ter uma discussão séria com alguém, ou ser acordado abruptamente também foram exemplos de causas que levaram ao desenvolvimento da síndrome de Takotsubo.

Saiba mais: ACC 2022: confira os destaques do congresso americano de cardiologia

A incidência de fatores positivos no desenvolvimento da síndrome foi de 1,5%. E dentro desses pacientes com gatilhos positivos a maior parte era masculina em comparação com os pacientes com gatilhos negativos.

A incidência de complicações a longo prazo como necessidade de internação hospitalar, choque cardiogênico, acidente vascular cerebral, edema pulmonar e óbito foram similares tanto em pacientes com eventos positivos como com eventos negativos.

Mensagem final

Apesar do estudo ter algumas limitações como uma baixa amostragem, é importante salientar que experiências alegres e positivas também podem ser fatores desencadeantes do quadro de insuficiência cardíaca de Takotsubo principalmente em pacientes do sexo masculino com mais de 70 anos.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Stiermaier T, et al. Happy Heart Syndrome: Frequency, Characteristics, and Outcome of Takotsubo Syndrome Triggered by Positive Life Events. J Am Coll Cardiol HF. May 04, 2022. Epublished. DOI: 10.1016/j.jchf.2022.02.015.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.