Leia mais:
Leia mais:
A interferência da hemólise nos ensaios laboratoriais de troponinas
Check-up Semanal: sedação e bloqueadores neuromusculares, anticoagulante na obesidade e mais! [podcast]
Podemos usar a troponina para diferenciar IAM tipo 1 de outras causas de lesão miocárdica?
Usados juntos, troponina e cálcio coronário melhoram a avaliação de risco cardiovascular
Coronavírus: Troponina I em pacientes com Covid-19

Suplementação com biotina (vitamina B7) pode gerar falso negativo para troponina

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Essa semana, a Food and Drug Administration (FDA), agência americana para regulação de medicamentos, emitiu um documento alertando que a suplementação com biotina pode falsear resultados laboratoriais, incluindo falso negativo para troponina. Esse risco já havia sido relatado em 2016 pelo NEJM.

A biotina, também conhecida como vitamina B7, é uma vitamina solúvel em água frequentemente encontrada em vitaminas pré-natais e suplementos comercializados para o crescimento do cabelo, da pele e das unhas. Esses suplementos podem conter até 650 vezes a dose diária recomendada de 0.03 mg.

Segundo informações da FDA, a biotina no sangue ou em outras amostras retiradas de pacientes que estão ingerindo níveis elevados de biotina podem interferir nos resultados de exames laboratorias. A agência reportou um aumento no número de eventos adversos relacionados esse ano, incluindo uma morte devido a um falso negativo para troponina por interferência da biotina.

Recomendações da FDA para médicos

Junto com o alerta, a FDA emitiu também algumas recomendações para os médicos. São elas:

1) Fale com seus pacientes sobre os suplementos de biotina que eles podem estar tomando, incluindo aqueles comercializados para o cabelo, pele e crescimento das unhas.
2) Esteja ciente de que muitos testes de laboratório, incluindo exames de diagnóstico cardiovascular e hormonais, que utilizam tecnologia de biotina são potencialmente afetados e resultados incorretos podem ser gerados com a presença de biotina na amostra do paciente.
3) Comunique-se com laboratório que realiza o exame se seu paciente estiver tomando biotina.
4) Se um resultado não coincide com a apresentação clínica de seu paciente, considere a interferência de biotina como uma possível fonte de erro.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar