Sutura permanente ou absorvível em cirurgia de prolapso apical?

Um estudo comparou o sucesso anatômico entre a sutura permanente e a sutura absorvível na suspensão vaginal e sacrocolpopexia com tela.

O prolapso dos órgãos pélvicos é comum, sendo que uma em cada oito mulheres terão que passar por procedimentos cirúrgicos para sua correção. Existem muitas divergências na literatura em relação a melhor técnica cirúrgica para seu reparo, é questionado qual tipo de sutura seria mais anatômica e teria mais sucesso. 

médico preparando ferramentas

Novo estudo 

Em janeiro de 2023 foi publicada uma revisão sistemática e metanálise  no Obstetrics & Gynecology com o objetivo de explorar o quão a sutura permanente em comparação com sutura absorvível afeta o sucesso anatômico na suspensão vaginal (suspensão do ligamento útero-sacro e suspensão do ligamento sacroespinhoso) e sacrocolpopexia com tela. 

Resultados 

De acordo com os autores, durante dois anos de acompanhamento, não houve diferença entre a sutura permanente em comparação com o fio absorvível para a suspensão do ligamento útero-sacro e suspensão do ligamento sacroespinhal (taxa de sucesso anatômico proporcional 88% [IC 95% 0,81–0,93] vs 88% [IC 95% 0,82–0,92]). Da mesma forma, no seguimento de 18 meses, não houve diferença na sutura permanente em comparação com a sutura absorvível na sacrocolpopexia (taxa de sucesso anatômico proporcional 92% [95% CI 0,88–0,95] vs 96% [95% CI 0,92–0,99]). Na metanálise, não houve diferença no risco relativo (RR) de sucesso para permanente em comparação com sutura absorvível para suspensão do ligamento útero-sacro e suspensão do ligamento sacroespinhal (RR 1,11, IC 95% 0,93–1,33) ou sacrocolpopexia (RR 1,00, IC 95% 0,98–1,03). 

Leia também: Efeito do tempo de puxos no 2º estágio na morbidade do assoalho pélvico pós-parto

Conclusão e mensagem prática 

Os autores concluíram que as taxas de sucesso foram similares nas pacientes submetidas a correção de prolapso apical com fio absorvível ou permanente. Sendo assim, é importante avaliarmos a necessidade do fio permanente, afinal apresenta custo mais alto.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Pollack, Bracha L. BA; et al. Permanent Compared With Absorbable Suture in Apical Prolapse Surgery: A Systematic Review and Meta-analysis. Obstetrics & Gynecology 141(2):p 268-283, February 2023. | DOI: 10.1097/AOG.0000000000005032