Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Coronavírus / Testes com vacina contra Covid-19 são autorizados no Brasil
Doses de vacina contra Covid-19 são preparadas para fase de testes no Brasil.

Testes com vacina contra Covid-19 são autorizados no Brasil

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na última terça-feira (02/06) o início de um ensaio clínico para avaliar uma potencial vacina contra Covid-19 em brasileiros. A empresa que solicitou a autorização foi a Astrazeneca do Brasil Ltda, que submeteu os dados e as informações sobre a vacina.

Características da vacina contra Covid-19

A vacina testada é a ChAdOx1 nCoV-19, conhecida como AZD1222, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Baseia-se no uso do vetor adenovírus (vírus do resfriado comum), contendo o material genético da proteína spike Sars-CoV-2. Este vetor foi escolhido para gerar uma forte resposta imune mesmo com uma dose única da vacina.

Os testes da vacina já se iniciaram na Inglaterra, onde também foram feitos os estudos iniciais em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina, com resultado de perfil de segurança aceitável. No Brasil, a ideia é seguir a fase III de estudos, com a realização de um ensaio clínico controlado randomizado para determinar a imunogenicidade da vacina.

Leia também: Covid-19: vacina experimental consegue produzir anticorpos neutralizadores do vírus

Outros prospectos

Além da vacina com vetor de adenovírus relatada aqui, há outras vacinas candidatas com ensaios clínicos em andamento, incluindo a vacina mRNA Covid-19 da Moderna, a vacina de DNA da Inovio Pharmaceuticals, as vacinas inativas Covid-19 do Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, a vacina de Covid-19 inativa do Instituto de Produtos Biológicos e a mRNA Covid-19 da BioNTech vacina. Esperamos que consigam bons resultados em breve!

Quer receber as principais novidades em Medicina? Participe do nosso grupo de Whatsapp!

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Autorizado estudo clínico de potencial vacina contra Covid-19. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/autorizado-estudo-clinico-de-potencial-vacina-contra-covid-19/219201?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1
  • Feng-Cai Z, et al. Safety, tolerability, and immunogenicity of a recombinant adenovirus type-5 vectored COVID-19 vaccine: a dose-escalation, open-label, non-randomised, first-in-human trial. 2020 Mai 22. doi:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31208-3
  • AstraZeneca. AstraZeneca advances response to global COVID-19 challenge as it receives first commitments for Oxford’s potential new vaccine. Disponível em: https://www.astrazeneca.com/media-centre/articles/2020/astrazeneca-advances-response-to-global-covid-19-challenge-as-it-receives-first-commitments-for-oxfords-potential-new-vaccine.html

Um comentário

  1. Avatar
    Professor Raphael

    Olá? Será que esta vacina pode conter pedaços de vírus ou proteínas que possam ser multiplicados pelas células, como nas doenças priônicas, tipo mal da vaca louca?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.