Tolerase G chega ao Brasil: o que são as cápsulas para intolerantes a glúten?

As cápsulas são destinadas a pacientes com sensibilidade ao glúten e que seguem uma dieta isenta de glúten ou evitam sua ingestão.

Chegou ao Brasil a primeira e única enzima cientificamente comprovada que ajuda na digestão do glúten. O suplemento alimentar passa a ser uma opção para pacientes sensíveis ao componente. Desenvolvida pela DSM, empresa global baseada em Saúde, Nutrição e Biociência, a Tolerase® G atua na quebra do aminoácido prolina, presente no glúten, e que está disponível em cápsulas.  

A ingestão da enzima é indicada para pessoas intolerantes ao glúten e que devem ingeri-la após uma refeição com a proteína, como um prato de macarronada, por exemplo. A enzima ajuda na quebra da prolina, molécula que atravanca a digestão e dispara sintomas abdominais. A sugestão do fabricante é o consumo de duas cápsulas, mas a quantidade pode ser ajustada com o apoio de um médico especialista. 

Saiba mais: Glúten e Risco de Neoplasias Gastrointestinais

“Até então, a única alternativa era retirar o glúten das refeições, o que pode ser um desafio, especialmente na alimentação fora do lar. Estudos mostram que, mesmo adotando uma dieta restritiva, a ingestão não intencional pode variar de 200 a 3 mil mg/dia, dependendo da rigidez seguida. Essa é uma tecnologia inovadora, capaz de quebrar a prolina, substância de difícil digestão para o organismo, proporcionando mais qualidade de vida”, explicou o vice-presidente na América Latina para o negócio de Health, Nutrition and Care da DSM, Giovani Saggioro.  

Os sintomas da intolerância podem variar entre distensão abdominal, inchaço, gases, fezes escuras e diarreia. Eles se diferem dos casos de alergia alimentar, que interferem diretamente na absorção de nutrientes essenciais. 

No entanto, é muito importante ressaltar “que a enzima não é indicada para tratar ou prevenir a doença celíaca”, alertou a líder científica na América Latina para o negócio de Health, Nutrition and Care da DSM, Maria Fernanda Elias.  

Tolerase G chega ao Brasil: o que são as cápsulas para intolerantes a glúten?

Tolerase G chega ao Brasil: o que são as cápsulas para intolerantes a glúten?

Mais sobre o produto

Encontrado no trigo, na cevada e no centeio, o glúten é um complexo de proteína rico em um aminoácido chamado prolina. O organismo humano não consegue sozinho “quebrar” proteínas ricas em prolina completamente. Pesquisadores estudam a hipótese de ser exatamente por isso que algumas pessoas são sensíveis ao glúten dentro da alimentação.  

No Reino Unido, por exemplo, um relatório recente sugere que 13% das pessoas se consideram não celíacos sensíveis ao glúten. No entanto, com o glúten “oculto” em uma variedade surpreendentemente grande de alimentos, manter uma dieta isenta de glúten pode ser difícil ao se alimentar longe de casa.  

As cápsulas são destinadas a pacientes com sensibilidade ao glúten e que seguem uma dieta isenta de glúten ou evitam sua ingestão, mas que desejam ajuda para quebrar o glúten residual no estômago.  

A DSM destacou que estudos demonstram que o Tolerase® G desfaz as moléculas de glúten com mais eficiência do que outros suplementos disponíveis no mercado. O suplemento alimentar não é indicado para crianças e lactantes e não é utilizado para tratar ou prevenir a doença celíaca.  

Desde 2018, a DSM possui autorização da FDA e da Comissão Europeia para comercializar o produto nesses países.  

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2 milhões de pessoas sofrem com a restrição ao glúten no Brasil e mais de 20% da população mundial apresenta sensibilidade à proteína 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.