Torção Anexial: como o departamento de emergência deve ser utilizado?

Torção anexial é uma condição que causa importante edema anexial, isquemia e inflamação. Conheça um estudo sobre o papel da emergência.

A torção anexial (TA) é uma condição na qual o ovário, trompa de Falópio, ou ambos giram em torno de seu eixo ligamentar, causando um importante edema anexial, isquemia e inflamação. O diagnóstico rápido e a cirurgia de urgência são essenciais para conseguir proteger os ovários e a função tubária prevenindo uma necrose irreversível. A TA é a quinta principal causa de emergências ginecológicas, com uma prevalência estimada de 2% a 7% entre as mulheres submetidas à cirurgia devido à dor pélvica aguda.

Foi publicado um artigo no Journal of Minimally Invasive Surgery com o objetivo de caracterizar a utilização do departamento de emergência (DE) para TA em pacientes adultos nos Estados Unidos. Os pesquisadores realizaram uma análise retrospectiva para identificar diagnósticos primários de TA e utilização do DE.

Leia também: Sepse Materna: identificação rápida e tratamento eficaz com resultado eficiente

médico cirurgião se preparando para cirurgia de torção anexial

Métodos

Entre 2006 a 2018, o número anual de visitas ao pronto-socorro devido TA entre mulheres de 18 a 65 anos, aumentaram de 2.791 para 5.243, e as taxas de internação hospitalar por TA diminuíram durante o período do estudo de 76% para 37%. Pacientes com TA eram menos propensos a serem admitidas se tivessem seguro privado, mas as taxas de admissão para TA eram semelhantes independentemente da renda e da situação de ensino do hospital. As cobranças médias do DE para TA quase quadruplicaram durante o estudo em comparação com os encargos do DE em geral, que duplicaram. A cobrança média para pacientes com TA em 2006 foi de US $5.212 e em 2018 foi de US $20.213 – um aumento médio anual de 24,0%, em comparação com 14,3% para todos os outros diagnósticos em mulheres pareados por idade.

Resultados

Embora as taxas de admissão para TA tenham diminuído 50% de 2006 a 2018, a utilização de DE quase dobrou e os encargos médios associados quadruplicaram, totalizando um encargo anual ponderado de mais de US $500 milhões até 2018. Os dados sugerem que as mulheres são avaliadas de forma semelhante para TA, independentemente da renda ou status do seguro. 

Mensagem prática 

Apesar do estudo ter sido realizado nos Estados Unidos, acredito que os dados são semelhantes aos encontrados no DE brasileiro. Por este motivo, eu trouxe este artigo para somar mais conhecimento em relação a epidemiologia e os gastos devido TA.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Miranian D, Schwartz A, Jiang C, Kue Ndukwe J, Caldwell M, Lim C, Marsh EE. Emergency Department Utilization for Adnexal Torsion: An Analysis of the Nationwide Emergency Department Sample from 2006 to 2018. J Minim Invasive Gynecol. 2022 Sep;29(9):1068-1074. doi: 10.1016/j.jmig.2022.05.015. Epub 2022 May 29. PMID: 35649480.