Leia mais:
Leia mais:
Toxicidade retiniana por hidroxicloroquina: afinamento macular rápido como indicador precoce
É possível reduzir ou suspender a hidroxicloroquina no lúpus eritematoso sistêmico?
Mais um efeito da pandemia no Brasil: o aumento de casos de hepatite medicamentosa
CFM divulga resolução definindo como experimental o uso da cloroquina por inalação
Top 10 abril: ECMO na Covid-19, ivermectina, hidroxicloroquina e muito mais

Toxicidade retiniana por hidroxicloroquina: afinamento macular rápido como indicador precoce

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A hidroxicloroquina, antimalárico utilizado para diversas doenças autoimunes reumatológicas e dermatológicas, usado a cronicamente, pode estar associado a toxicidade retiniana. A prevalência varia entre 1.6% e 13.8% dependendo a população estudada (dose diária, duração do tratamento,  doença renal, etc.). O estudo realizado após a dose de 5mg/kg de HCQ ter sido adotada encontrou uma prevalência de 7.5% de toxicidade no uso crônico e depende da interpretação das alterações do OCT e campo visual 10.2. A detecção de alterações leves e precoces nesses exames pode necessitar de maior treinamento. Algum progresso foi feito com o esforço de se fazer o diagnóstico de forma mais objetiva usando mapas topográficos para identificar desvios da espessura macular em relação aos valores normais.

toxicidade retiniana

Estudo

Recentemente, Marmor et al. fizeram um estudo piloto que seguiram pacientes anos antes do aparecimento de alterações no OCT convencional e no campo 10.2 e mostraram uma alteração rápida da espessura macular com afinamento. Um artigo publicado esse ano na Ophtalmology demonstrou o uso desse afinamento no diagnóstico precoce da toxicidade retiniana. Foram revisados os OCTs de pacientes em uso de HCQ no sistema de saúde da Carolina do Norte.

Foram avaliados 4.491 pacientes em uso de HCQ por no mínimo cinco anos e pelo menos um exame de OCT. Uma subcoorte de 301 pacientes tinha quatro exames de OCT no período. A média de idade foi de 48.8 anos, 14.9 anos de uso em média e dose diária média de 3.7mg/kg/dia. Enquanto a maioria (219) tinham espessura retiniana estável, uma parte (82) demonstrou afinamento rápido e relativamente linear. Foi definido como rápido afinamento uma taxa de ≥2.0 microns/ano. Esse número é aproximadamente três desvios padrão da taxa de afinamento associada a idade. Os pacientes classificados como tendo uma espessura estável tiveram uma média de afinamento de 0.62 ± 0.45 microns por ano.

Leia também: Glaucoma primário de ângulo fechado: o que sabemos sobre prevalência e fatores de risco

Resultados

Os pacientes com afinamento rápido tiveram em média 3.75 ± 1.34 microns por ano. Os pacientes com mais afinamento tinham maiores taxas de doença renal crônica (43.9% vs 13.2%, p < 0.01), início da terapia com HCQ mais velhos (54.6 vs 46.6 anos, p< 0.01), duração mais longa de tratamento com HCQ (15.6 vs 14.7 anos, p < 0.01) e doses maiores diárias da droga (4.2 vs 3.4 mg/kg, p < 0.01). Os sinais convencionais de toxicidade são geralmente aparentes só após 20 a 30 micras de afinamento retiniano. O reconhecimento precoce das alterações estruturais não significa que o paciente deve descontinuar a droga mas dá ao paciente e ao médico um oportunidade de ajustar a dose, considerar alternativas e analisar os riscos para a visão.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Ronald B. Melles, MD, et al. Rapid Macular Thinning is an Early Indicator of Hydroxychloroquine Retinal Toxicity. Published: May 11, 2022. doi: https://doi.org/10.1016/j.ophtha.2022.05.002
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.