Página Principal > Pediatria > Transporte seguro de crianças: veja as recomendações da nova diretriz
seguranca no transito

Transporte seguro de crianças: veja as recomendações da nova diretriz

Tempo de leitura: 2 minutos.

Acidente de carro é hoje a principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos no Brasil. Os pediatras desempenham um papel fundamental na promoção da segurança dessa população. Para ajudar os profissionais a orientarem corretamente os pais, com base nas melhores evidências disponíveis, a American Academy of Pediatrics (APP) publicou suas novas recomendações para cuidados no trânsito. Leia em detalhes abaixo!

Transporte seguro de crianças

1) Todos os bebês e crianças pequenas devem usar o assento de segurança para carros – cadeirinha infantil – pelo máximo de tempo possível, até atingirem o peso ou a altura máximos permitidos. De acordo com a legislação brasileira, a criança deve usar esse equipamento de um a quatro anos de idade.

2) Todas as crianças cujo peso ou altura ultrapassam o limite da cadeirinha devem usar um assento de elevação (booster) e um ajustador para cinto de segurança.

3) Quando as crianças têm idade e tamanho suficientes para usar apenas o cinto de segurança do veículo, elas devem sempre usar cintos de segurança com três pontos (que passa pelo ombro e quadril) para proteção ideal.

4) Crianças com 12 anos ou menos devem andar no banco de trás. Na legislação brasileira, essa recomendação é para crianças de até 10 anos.

LEIA MAIS: Você conhece os pontos principais no manejo do trauma pediátrico?

Acidentes com crianças

Segundo dados da organização não governamental Criança Segura, entre 2001 e 2016, a mortalidade infantil por acidentes caiu de 6.190 em 2001 para 3.733 em 2016, mas o número ainda é expressivo. A principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos é acidente no trânsito, seguido de afogamento e sufocação.

LEIA MAIS: Erros no uso de medicamentos na emergência pediátrica: como reduzir?

Referências:

  • Child Passenger Safety. Dennis R. Durbin, Benjamin D. Hoffman, COUNCIL ON INJURY, VIOLENCE, AND POISON PREVENTION. Pediatrics Aug 2018, e20182460; DOI: 10.1542/peds.2018-2460
  • http://criancasegura.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.