Leia mais:
Leia mais:
KDIGO 2021: veja as atualizações sobre controle pressórico na doença renal crônica
ILAE divulga recomendações para as convulsões neonatais
Já conhece as novas diretrizes de diagnóstico e tratamento de HAS?
Covid-19: Confira as atualizações do guideline do National Institute of Health (NIH)
Check-up Semanal: azitromicina na Covid-19, diretrizes para aborto recorrente e mais![podcast]

Transporte seguro de crianças: veja as recomendações da nova diretriz

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Acidente de carro é hoje a principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos no Brasil. Os pediatras desempenham um papel fundamental na promoção da segurança dessa população. Para ajudar os profissionais a orientarem corretamente os pais, com base nas melhores evidências disponíveis, a American Academy of Pediatrics (APP) publicou suas novas recomendações para cuidados no trânsito. Leia em detalhes abaixo!

seguranca no transito

Transporte seguro de crianças

1) Todos os bebês e crianças pequenas devem usar o assento de segurança para carros – cadeirinha infantil – pelo máximo de tempo possível, até atingirem o peso ou a altura máximos permitidos. De acordo com a legislação brasileira, a criança deve usar esse equipamento de um a quatro anos de idade.

2) Todas as crianças cujo peso ou altura ultrapassam o limite da cadeirinha devem usar um assento de elevação (booster) e um ajustador para cinto de segurança.

3) Quando as crianças têm idade e tamanho suficientes para usar apenas o cinto de segurança do veículo, elas devem sempre usar cintos de segurança com três pontos (que passa pelo ombro e quadril) para proteção ideal.

4) Crianças com 12 anos ou menos devem andar no banco de trás. Na legislação brasileira, essa recomendação é para crianças de até 10 anos.

LEIA MAIS: Você conhece os pontos principais no manejo do trauma pediátrico?

Acidentes com crianças

Segundo dados da organização não governamental Criança Segura, entre 2001 e 2016, a mortalidade infantil por acidentes caiu de 6.190 em 2001 para 3.733 em 2016, mas o número ainda é expressivo. A principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos é acidente no trânsito, seguido de afogamento e sufocação.

LEIA MAIS: Erros no uso de medicamentos na emergência pediátrica: como reduzir?

Referências:

  • Child Passenger Safety. Dennis R. Durbin, Benjamin D. Hoffman, COUNCIL ON INJURY, VIOLENCE, AND POISON PREVENTION. Pediatrics Aug 2018, e20182460; DOI: 10.1542/peds.2018-2460
  • http://criancasegura.org.br/
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar