Leia mais:
Leia mais:
O combate à hepatite na Atenção Primária à Saúde
Check-up Semanal: manejo farmacológico de paciente com doença hepática e mais! [podcast]
Hepatites Virais: Brasil registrou queda no número de casos, mas ainda não atingiu a meta
Quiz: qual etiologia da hepatite é a mais provável?
Hepatite C: antivirais de ação direta reduzem risco de hepatocarcinoma e morte?

Tratamento da hepatite C reduz risco de hepatocarcinoma em pacientes com cirrose?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O tratamento da hepatite C com agentes antivirais de ação direta (AAD) reduz o risco de hepatocarcinoma em pacientes com cirrose? Foi o que investigou um novo artigo da revista Gastroenterology.

Para isso, os pesquisadores coletaram dados de um grande estudo prospectivo de 2.249 pacientes (idade média de 65,4 anos e 56,9% do sexo masculino) com cirrose associada ao vírus da hepatite C (VHC) tratados com AAD, entre 2015 e 2016, na Sicília, Itália.

HIV

Tratamento da hepatite C e risco de hepatocarcinoma

A resposta virológica sustentada (RVS) foi alcançada em 2.140 pacientes (95,2% do total; p < 0,001); 78 pacientes (3,5%) desenvolveram hepatocarcinoma durante um follow-up médio de 14 meses. No ano seguinte após o uso de AAD, o hepatocarcinoma se desenvolveu em 2,1% dos pacientes com cirrose compensada com RVS e 6,6% dos sem RVS, e em 7,8% dos pacientes cirrose descompensada com RVS e 12,4% dos sem RVS (p < 0,001).

Os fatores que se associaram independentemente ao risco aumentado de hepatocarcinoma foram: nível de albumina abaixo de 3,5 g/dL (HR = 1,77; IC de 95%: 1,12 a 2,82; p = .015), contagem de plaquetas abaixo de 120 x 109/L (HR = 3,89; IC de 95%: 2,11 a 7,15; p < 0,001) e ausência de RVS (HR = 3,40; IC de 95%: 1,89 a 6,12; p < 0,001).

O intervalo médio entre o tempo de exposição ao AAD e o diagnóstico de hepatocarcinoma foi de 9,8 meses e não diferiu entre os pacientes com e sem RVS (p = 0,11). Uma proporção maior de pacientes com RVS teve uma única lesão de hepatocarcinoma (78% vs 50% sem RVS; p = 0,009) ou lesão menor que 3 cm (58% vs 28% sem RVS; p = 0,07) .

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que para pacientes com cirrose associada ao HCV, o tratamento da hepatite C com agentes antivirais de ação direta reduz a incidência de hepatocarcinoma.

Hepatocarcinoma: veja as novas diretrizes para rastreio, diagnóstico e tratamento

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.