Trazimera: Anvisa aprova primeiro biossimilar oncológico

A Anvisa aprovou, no último mês, o primeiro biossimilar oncológico do país: o trastuzumab-qyyp, registrado sob nome comercial Trazimera®.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no último mês, o primeiro biossimilar oncológico do país: o trastuzumab-qyyp, registrado sob nome comercial Trazimera®. O medicamento é voltado para pacientes com câncer de mama, adenocarcinoma ou metástase gástrica cujos tumores expressam a proteína HER2.

Cerca de 15% a 30% dos casos de câncer de mama apresentam a proteína HER2.

paciente realizando quimioterapia com trastuzumabe

Trazimera

O Trazimera® é é um anticorpo monoclonal humanizado de imunoglobulina G recombinante (IgG1), que deve ser usado de forma diferente em cada caso, segundo as recomendações aprovadas da Anvisa.

Em câncer de mama metastático que apresentam tumores com superexpressão do HER2:

  • Monoterapia para pacientes que já tenham recebido um ou mais tratamentos quimioterápicos para as metástases;
  • Associado a paclitaxel ou docetazel para pacientes que ainda não realizaram quimioterapia para a doença metastática.

Câncer de mama inicial HER2 positivo:

  • Usar após cirurgia, quimioterapia (adjuvante ou neoadjuvante) e radioterapia (quando necessário);
  • Associado a paclitaxel ou docetaxel após quimioterapia adjuvante com doxorrubicina e ciclofosfamida;
  • Associado à quimioterapia adjuvante de docetaxel e carboplatina;
  • Associado à quimioterapia neoadjuvante seguida por terapia adjuvante com Herceptin® para câncer de mama localmente avançado ou tumores com >2 cm.

Câncer gástrico avançado HER2 positivo:

  • Tratamento de adenocarcinoma inoperável, localmente avançado, recorrente ou metastático, que não receberam tratamento contra o câncer ou a metástase: usar em associação com capecitabina ou 5-fluorouracil intravenoso e um agente de platina.

Estudo

O fármaco foi aprovado na Europa em julho de 2018, e nos Estados Unidos em março de 2019, após os resultados do estudo comparativo, duplo-cego, intitulado Reflections B327-02, que foram publicados no British Journal of Cancer. 

O estudo reuniu pacientes em mais de 20 países e comparou o PF-05280014 (um trastuzumabe biossimilar) com o trastuzumabe de referência (Herceptin®, proveniente da União Europeia, por isso colocado como trastuzumabe-UE) quando cada um recebeu paclitaxel como tratamento de primeira linha para tratamento metastático positivo para HER2 câncer de mama.

Foram randomizados 707 participantes de um pra um para receber PF-05280014 EV associado a paclitaxel (grupo PF-05280014; n = 352) ou trastuzumabe-UE mais paclitaxel (grupo trastuzumabe-UE; n = 355). O biossimilar ou o medicamento de referência foi administrado semanalmente (primeira dose 4 mg/kg, doses subsequentes 2 mg/kg), com a opção de mudar para um regime de três semanas (6 mg/kg) a partir da semana 33. Tratamento com PF -05280014 ou trastuzumab-EU poderia continuar até a progressão da doença.

O desfecho primário foi a taxa de resposta objetiva, avaliando as respostas obtidas na semana 25 e confirmadas na semana 33, com base na revisão radiológica central cega. A razão de risco pra taxa de resposta foi de 0,940 (IC 95%: 0,842-1,049), sendo a taxa de resposta de 62,5% (IC 95%: 57,2-67,6%) no grupo PF-05280014 e 66,5% (IC 95%: 61,3-71,4%) no grupo trastuzumabe-UE.

Não houve grandes diferenças ​​entre os grupos na sobrevida livre de progressão (mediana: 12,16 meses no grupo PF-05280014 versus 12,06 meses em o grupo trastuzumabe-UE; taxa em 1 ano: 54% vs. 51%) ou sobrevida global (mediana: não alcançada em ambos os grupos; taxa em 1 ano: 89,31% vs. 87,36%). Os resultados de segurança e imunogenicidade foram semelhantes entre os grupos de tratamento.

A conclusão, portanto, é que o trastuzumab-qyyp apresentou uma grande similaridade com o tratamento de primeira linha para esses pacientes.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades