UFMG inicia vacinação de voluntários para testes de imunizante contra covid-19

A expectativa é que a vacina esteja disponível para aplicação na população brasileira a partir de 2025. Saiba mais sobre o estudo.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) iniciou testes em voluntários para as fases 1 e 2 dos testes clínicos de uma nova vacina contra a covid-19. Trata-se de uma proteína recombinante, semelhante à da vacina da hepatite, que utiliza a combinação de duas proteínas do novo coronavírus.  

O imunizante, chamado de SpiN-Tec/MCTI, foi inteiramente desenvolvido no Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas), um centro de biotecnologia instalado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). Essa é uma parceria entre a UFMG e o Instituto René Rachou, unidade regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

A expectativa é que a vacina esteja disponível para aplicação na população brasileira a partir de 2025. 

Veja também: Covid: Autorizado ensaio clínico de nova vacina desenvolvida no Brasil 

Seleção de voluntários 

Os voluntários foram escolhidos seguindo os seguintes requisitos:  

  • Os cadastros de voluntários passarão por uma triagem que irá verificar os pré-requisitos. Confira! 
  • Residir em Belo Horizonte durante todo o estudo (12 meses desde o início da participação);
  • Ser um adulto saudável entre 18 e 85 anos;
  • Se mulher, não estar grávida nem amamentando;
  • Já ter sido vacinado (a) contra covid-19 com Coronovac ou AstraZeneca e ter recebido dose de reforço com AstraZeneca ou Pfizer há, pelo menos, seis meses da última dose;
  • Os candidatos para a fase 1 precisam não ter tido covid-19.  Para a fase 2, o fato de já ter contraído a enfermidade não será impedimento.  

Após as inscrições, os selecionados passarão por triagem e serão submetidos a avaliações clínicas e laboratoriais, conduzidas pelo CTVacinas e pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac), instalada na Faculdade de Medicina da UFMG.

Acompanhamento 

As pessoas selecionadas devem comparecer para a vacinação no dia marcado para fazer os procedimentos e ficar em observação por até uma hora. Os pesquisadores irão realizar o monitoramento ao longo de 12 meses. 

A equipe que executa os testes clínicos vai realizar ligações periódicas para os voluntários para saber como estão se sentindo e se apresentam algum efeito adverso. Além disso, os indivíduos selecionados irão realizar sete visitas programadas à UPqVac (onde a dose será aplicada) uma semana após a aplicação e, na sequência, depois de duas semanas, 28 dias, 90 dias,180 dias, 270 dias e 360 dias. 

“A expectativa é que a vacina se confirme como segura e imunogênica, fato observado em outras fases. Esperamos que ela induza a uma resposta imunológica nos participantes, assim como induziu nos testes em animais”, explicou o professor Helton Santiago, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenador dos testes clínicos da vacina. 

Após a conclusão das fases 1 e 2 dos testes clínicos, os pesquisadores irão enviar os relatórios do estudo e solicitaram autorização para a terceira e última etapa dos testes, que reunirá de quatro a cinco mil voluntários.

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • UFMG seleciona voluntários para teste de nova vacina contra a covid-19. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-11/ufmg-seleciona-voluntarios-para-teste-de-nova-vacina-contra-covid-19
  • http://www.ctvacinas.ufmg.br/index.php/estudo-spin/
  • UFMG começa a cadastrar voluntários para testes clínicos da SpiN-TEC. UFMG. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-comeca-a-cadastrar-voluntarios-para-testes-clinicos-da-spin-tec  

Especialidades

Tags