Um ano após IAM, prasugrel e ticagrelor apresentam a mesma eficácia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em estudo apresentado no congresso da American Heart Association de 2017, na Califórnia, e publicado simultaneamente no Journal of the American College of Cardiology, pesquisadores analisaram os desfechos do tratamento com prasugrel versus ticagrelor um ano após infarto agudo do miocárdio (IAM).

Um total de 1.230 pacientes com IAM tratados com angioplastia coronária primária foram randomizados para prasugrel ou ticagrelor com uma duração pretendida de tratamento de 12 meses. O desfecho combinado foi morte cardiovascular, IAM ou AVC em um ano. Os participantes tiveram que arcar com os custos dos medicamentos.

O objetivo do tratamento foi atingido por 6,6% dos pacientes com prasugrel e 5,7% dos pacientes com ticagrelor (HR = 1,167; IC de 95%: 0,742 a 1,835; p = 0,503). Não foram encontradas diferenças significativas em:

  • Morte cardiovascular: 3,3% prasugrel vs 3% ticagrelor (p = 0,769)
  • IAM: 3% prasugrel vs 2,5% ticagrelor (p = 0,611)
  • AVC: 1,1% prasugrel vs 0,7% ticagrelor (p = 0,423)
  • Mortalidade por todas as causas: 4,7% prasugrel vs 4,2% ticagrelor (p = 0,654)
  • Trombose de stent: 1,1% prasugrel vs 1,5% ticagrelor (p = 0,535)
  • Sangramento: 10,9% prasugrel vs 11,1% ticagrelor (p = 0,999)
  • Sangramento TIMI maior: 0,9% prasugrel vs 0,7% ticagrelor (p = 0,754)

Você sabia? ‘Uso do fentanil pode atrapalhar os efeitos do ticagrelor na angioplastia’

A porcentagem de pacientes que mudou para clopidogrel por razões econômicas foi de 34,1% para prasugrel e 44,4% para ticagrelor (p = 0,003). Essa população apresentou um risco menor de eventos cardiovasculares graves, em comparação com os pacientes que continuaram com os medicamentos do estudo. Porém, esses indivíduos também tinham menor risco isquêmico.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que prasugrel e ticagrelor são igualmente eficazes durante o primeiro ano após um IAM. Esses achados contribuem para uma tendência de personalização do tratamento de pacientes.

Veja também: ‘Tratamento do IAM com supra-ST: veja as principais mudanças na nova diretriz’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • One-year Outcomes of Prasugrel Versus Ticagrelor In Acute Myocardial Infarction Treated With Primary Angioplasty: The PRAGUE-18 Study. Journal of the American College of Cardiology Nov 2017, 24432; DOI: 10.1016/j.jacc.2017.11.008
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar