Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

Unidos pela Cura: uma política exitosa no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No dia 23 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Enfrentamento ao Câncer Infantil. Essa data tem relevância pois o câncer é a 1ª causa de morte infanto-juvenil no Brasil. Considerando a epidemiologia do agravo, surgem 12.500 novos casos novos por ano no país e 55 óbitos por semana. Apesar disso, o diagnóstico precoce aumenta em 80% as chances de cura.

Nesse viés, é necessário a reflexão sobre o tema para contribuir com a construção de políticas específicas, que garantam acesso a medicamentos, acesso à leitos e consultas, dentre outros.

Leia também: ENDO 2021: gerenciamento de precisão dos efeitos endócrinos tardios em sobreviventes de câncer infantil

Unidos pela Cura uma política exitosa no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Questão pública

Na perspectiva da construção de Políticas Públicas, em 08 de dezembro de 2015 foi instituída a Portaria Nº 2.439/GM que cria a Política Nacional de Atenção Oncológica, por meio da Promoção, Prevenção, Diagnóstico, Tratamento, reabilitação e Cuidados Paliativos, sendo revogada pela Portaria Nº 874, de 16 de maio de 2013. Desde então, novas portarias foram instauradas para garantir a integralidade da assistência ao paciente oncológico, ou seja, a consulta na Atenção Primária (primeiro acesso), o encaminhamento à rede especializada e a investigação da doença (exames laboratoriais, imagem e biópsia), o tratamento e os cuidados paliativos.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada da população e é nesse espaço que as crianças com suspeita de câncer são atendidas para investigação diagnóstica. Nessa lógica, é necessário que a equipe de APS esteja capacitada a identificar sinais e sintomas do câncer na infância e na adolescência, a fim de conduzir a assistência integral e o fluxo da Rede de atendimento.

Existe desde 2005 a Política Pública de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro, chamado Unidos pela Cura. Essa política possui três eixos: Capacitação dos profissionais da APS; Organização do fluxo dos casos suspeitos de câncer infantojuvenil da APS para atendimento terciário; Avaliação e monitoramento dos resultados.

Saiba mais: Déficits neurocognitivos associados à perda da audição em sobreviventes de câncer na infância

Os profissionais capacitados para reconhecer e encaminhar essa criança/adolescente o fazem, e em conjunto com o fluxo de encaminhamento pré estabelecido garantem um acolhimento, investigação e início do tratamento (quando confirmado) de casos suspeitos dentro de hospitais de referência.

Todas as unidades de saúde, mesmo as que ainda não receberam capacitação/treinamento possuem o cartão da Unidos pela Cura, e é através dele que uma consulta pode ser agendada em até 72 horas em um hospital especializado.

O paciente chega com o cartão, passa pela consulta e realiza os exames necessários, ao confirmar o diagnóstico o tratamento é iniciado. A criança e ou adolescente contam com acompanhamento de uma equipe especializada, exames, quimioterápicos e outros medicamentos que são administrados de acordo com o protocolo de seu diagnóstico.

Importância do ambiente lúdico

A cura do câncer está ligada ao diagnóstico precoce, infelizmente nem todos chegam através deste caminho e perdem a chance de cura por apresentam doença avançada, para estes os protocolos são seguidos e os cuidados paliativos iniciados a fim de proporcionar ao paciente controle dos sinais e sintomas, qualidade de vida e minimização do sofrimento.

Todo tratamento do público infanto-juvenil é realizado em um espaço lúdico que conta com brinquedos, livros e jogos virtuais, espaço que garante que este público tenha um pouco de diversão enquanto aguarda sua consulta, internação ou procedimento.

Quem trabalha na área pediátrica sabe o quanto o brincar é importante, a criança que brinca no ambiente hospitalar apresenta-se menos agitada e mais colaborativa com os procedimentos, e é exatamente o que proporciona este lindo projeto a criança tem o direito de brincar enquanto busca sua cura.

Autor(a):

Em cojunto com Liziane Barros

Enfermeira mestre em saúde e tecnologia no ambiente hospitalar pela UNIRIO, especialista em pediatria pela UFRJ e em docência do ensino superior pela Cândido Mendes.

Referências bibliográficas:

  • Ministério da Saúde (BR). Manual instrutivo do Financiamento da Atenção Primária à Saúde. Previne Brasil. Brasília-DF. 2021. (Acesso 09/11/2021).
  • Gandra A. Unidos pela Cura Reduz Tempo para Diagnóstico de Câncer Infantojuvenil. Agência Brasil. Rio de Janeiro. 2019. (Acesso em 09/11/2021).
  • PORTARIA Nº 874, DE 16 DE MAIO DE 2013 que Institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html (Acesso em 08/11/2021).
  • Unidos Pela Cura. [site] Disponível em: https://desiderata.org.br/project/unidos-pela-cura/ (Acesso em 08/11/2021).
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.