Upadacitinibe é aprovado como opção para artrite reumatoide

Foi aprovado, nos Estados Unidos, o upadacitinibe (Rinvoq), inibidor oral da Janus quinase (JAK), para adultos com artrite reumatoide (AR) moderada a grave.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi aprovado, nos Estados Unidos, o upadacitinibe (Rinvoq), inibidor oral da Janus quinase (JAK), para adultos com artrite reumatoide (AR) moderada a grave que não respondem adequadamente ao tratamento com metotrexato (MTX) ou são intolerantes à substância.

A eficácia, segurança e a tolerabilidade do upadacitinibe para artrite reumatoide foram estudadas em cinco estudos de fase 3 do programa SELECT. Os estudos envolveram uma variedade de pacientes com AR, incluindo aqueles que apresentaram falha no tratamento ou eram intolerantes a medicamentos antirreumáticos modificadores da doença biológica (csDMARDs-IR) ou que responderam inadequadamente ao metotrexato (MTX-IR).

médico prescrevendo novo medicamento para artrite reumatoide

Estudos para uso do upadacitinibe na artrite reumatoide

No SELECT EARLY, na semana 12, 52% dos pacientes com MTX que foram tratados com upadacitinibe tiveram uma melhora 20% nos critérios do American College of Rheumatology (ACR20), em comparação com 28% tratados com MTX. O upadacitinibe não está indicado em pacientes que não usaram metotrexato.

No estudo SELECT-MONOTHERAPY, na semana 14, 68% dos pacientes com MTX-IR tratados com upadacitinibe alcançaram ACR20, em comparação com 41% daqueles que continuaram apenas com MTX.

No SELECT-COMPARE, na semana 12, 71% dos pacientes com MTX-IR tratados com o novo fármaco mais MTX alcançaram ACR20, em comparação com 36% tratados com placebo mais MTX.

No SELECT-NEXT, na semana 12, 64% dos pacientes com csDMARD-IR tratados com upadacitinibe mais csDMARDs alcançaram ACR20, em comparação com 36% dos pacientes tratados com placebo mais csDMARDs.

No SELECT BEYOND, na semana 12, 65% dos pacientes com IR biológica tratados com upadacitinibe mais csDMARDs alcançaram ACR20, em comparação com 28% daqueles tratados com placebo mais csDMARDs.

Cerca de 30% dos pacientes tratados com upadacitinibe alcançaram remissão clínica, avaliada pelo escore de atividade da doença em 28 articulações – proteína C reativa <2,6 (DAS28-PCR <2,6), na semana 12 no SELECT-COMPARE e na semana 14 no SELECT MONOTERAPIA, em comparação com 6% dos pacientes que receberam placebo mais MTX e 8% que receberam MTX. Taxas de remissão sustentada foram observadas até a semana 26.

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao upadacitinibe incluem infecções do trato respiratório superior, náusea, tosse e pirexia. Além disso, a bula do medicamento apresenta avisos de um sério risco de infecções graves e linfoma.

Leia também: Artrite reumatoide: qual é o impacto do tratamento com DMARDS na PA?

Recentemente, o Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de saúde dos Estados Unidos, adicionou um aviso de caixa preta ao tofacitinibe (Xeljanz) em relação a um risco aumentado de embolia pulmonar e óbito, embora o risco esteja associado ao uso de doses mais altas do medicamento para colite ulcerativa. O tofacitinibe também é um inibidor de JAK.

“Apesar da disponibilidade de diversas opções de tratamento com mecanismos de ação variados, muitos pacientes ainda não alcançam a remissão clínica ou baixa atividade da doença: os principais objetivos do tratamento da artrite reumatoide”, escreveu Roy M. Fleischmann, MD, pesquisador primário do SELECT-COMPARE e professor clínico do Centro Médico do Sudoeste da Universidade do Texas, em Dallas, em um comunicado para a imprensa.

“Com essa aprovação do FDA, o Rinvoq tem o potencial de ajudar outras pessoas que vivem com RA a obter remissão que ainda não atingiram esse objetivo”, afirmou.

A empresa espera que o remédio esteja disponível nos Estados Unidos ainda este mês e que seu preço seja de US$ 59 mil por ano, segundo um relatório da Reuters.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

segurança whitebook

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades