Uso antenatal de corticoides em gestações gemelares

Uma revisão sistemática avaliou o uso de corticoides anteparto em gestações gemelares e seu efeito na melhora dos desfechos perinatais. 

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O OBSTETRICS & GYNECOLOGY, revista do American College of Obstetricians and Gynecologists publicou em junho de 2022 uma revisão sistemática com o objetivo de avaliar o uso de corticoides anteparto em gestações gemelares e seu efeito na melhora dos desfechos perinatais. 

O uso de corticoide é indicado em gestações com risco iminente de parto pré-termo, trazendo uma melhora a desfechos adversos relacionados a prematuridade, principalmente mortalidade e desconto respiratório neonatais. Os corticosteroides também reduzem a ocorrência de leucomalácia periventricular, enterocolite necrotizante, hemorragia intraventricular e retinopatia relacionados a prematuridade. 

Esse conhecimento do benefício do uso do corticoide é bem consistente na literatura, especialmente em gestações únicas, diante do grande número de ensaios clínicos randomizados existentes. Entretanto, não há muitos dados obtidos a partir de ensaios clínicos randomizados em gestações múltiplas.

Saiba mais: Parto vaginal após cesárea pode ser fator de risco para lacerações perineais de 3º e 4º grau?

gestações gemelares

Metotologia do estudo

Diante disso, os autores realizaram uma revisão sistemática de estudos não randomizados que avaliavam o uso de corticoides em gestações gemelares. Foram incluídos 18 estudos, com 33.152 neonatos, nos quais o corticoide usado foi betametasona e/ou dexametasona e o esquema mais usado foi duas doses de 12mg com intervalos de 24 horas entre elas para betametasona e quatro doses de 6 mg com intervalo de doze horas para dexametasona. 

Alguns estudos consideraram o uso de corticoides como ideal quando o parto aconteceu 48 horas após a primeira dose e antes de sete dias. Mas, outros não mencionaram esse intervalo. A idade gestacional da aplicação também variou entre os estudos, sendo a menor 23 semanas e a maior de 36 semanas e seis dias. 

A metanálise mostrou que a administração antenatal de corticosteroides estava associada a menor taxa de mortalidade neonatl (aOR 0,59, IC95% 0,43-0,80, 5 estudos, 20.312 neonatos) e síndrome do desconforto respiratório (aOR 0,70, IC95% 0,57-0,86, sete estudos, 20.628 neonatos) em gestações gemelares. O estudo dos demais desfechos foi inconclusivo.

Conclusão

Essa publicação corrobora os diversos guidelines que recomendam uso de corticoides diante do risco iminente de parto pré-termo em gestações gemelares, uma vez que seu uso melhora a morbimortalidade neonatal.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Socha, Peter BSc; McGee, Alice MBCHB, PgDip; Bhattacharya, Sohinee MBBS, PhD; Young, Catriona; Wang, Rui MD, PhD Antenatal Corticosteroids and Neonatal Outcomes in Twins, Obstetrics & Gynecology: June 9, 2022