Uso de antibióticos aumenta o risco de câncer de cólon?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos últimos anos, o uso de antibióticos aumentou drasticamente em todo o mundo. Alguns estudos sugerem que a exposição precoce e prolongada a antibióticos pode estar associada ao desenvolvimento de doenças crônicas. Agora, um novo artigo investigou a questão em relação ao risco de adenoma colorretal.

Para o novo estudo, publicado no British Medical Journal, pesquisadores avaliaram prospectivamente a associação entre o uso de antibióticos entre os 20 e 39 anos e 40 e 59 anos (avaliado em 2004) e seu uso recente (avaliado em 2008) com o risco de adenoma colorretal subsequente entre 16.642 mulheres com idade ≥ 60 anos, inscritas no estudo Nurses’ Health, que se submeteram a, pelo menos, uma colonoscopia até 2010.

No total, foram documentados 1.195 casos de adenoma. O aumento da duração do uso de antibióticos entre 20 – 39 anos (p = 0,002) e 40 – 59 anos (p = 0,001) foi associado a um risco aumentado de adenoma colorretal.

Veja também: ‘Câncer colorretal em jovens: aumento dramático’

Em comparação com as que não usaram antibióticos, as participantes que usaram antibióticos por ≥ 2 meses entre os 20 e 39 anos tiveram um odds ratio [OR] multivariável de 1,36 (intervalo de confiança [IC] = 95%: 1,03 a 1,79), e entre os 40 e 59 anos tiveram [OR] multivariável de 1,69 (IC de 95% = 1,24 a 2,31).

As associações foram semelhantes para os adenomas de baixo risco versus alto risco (tamanho ≥ 1 cm, com histologia túbulo-vilosa/vilosos ou ≥ 3 lesões detectadas), mas pareceram modestamente mais fortes para os adenomas proximais comparados com os distais. Em contraste, o uso recente de antibióticos nos últimos quatro anos não foi associado ao risco de adenoma (p = 0,44).

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o uso prolongado de antibióticos no início da idade adulta foi associado com o aumento do risco de adenoma colorretal, um precursor para a maioria dos casos de câncer de cólon. Eles destacam que essa conclusão é biologicamente plausível, devido aos efeitos dos antibióticos no microbioma do intestino.

 

Referências:

  • Cao Y, Wu K, Mehta R, et al Long-term use of antibiotics and risk of colorectal adenoma Gut Published Online First: 04 April 2017. doi: 10.1136/gutjnl-2016-313413
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar