Leia mais:
Leia mais:
Complicações do aborto inseguro e autogerido
Caso clínico: Gravidez indesejada em paciente adolescente na atenção primária – Parte II
Caso clínico: Gravidez indesejada em paciente adolescente na atenção primária
Nova portaria do Ministério da Saúde altera regras para aborto em casos de violência sexual
Aborto legal no Brasil: abortamento com segurança

Uso de contracepção reversível de longa duração após o aborto medicamentoso

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As mulheres que passam pelo processo de aborto devem ser orientadas em sua alta para realizarem contracepção sempre. Uma ovulação pode ocorrer tão cedo como 8 dias após esvaziamento da cavidade endometrial e uma parcela  maior que 50% dessas mulheres relatam atividade sexual nas primeiras duas semanas após.

Leia também: Resultados adversos do uso de anticoncepcionais hormonais

Os contraceptivos de longa ação (LARC) como implantes subdérmicos e DIU’s hormonais podem ser implantados após aborto médico com segurança e associam-se a possiblidade de planejamento para evitar uma gravidez não planejada ou mais abortos médicos nos locais onde ele é permitido por desejo da paciente.

Uso de contracepção reversível de longa duração após o aborto medicamentoso

Análise recente

Um artigo publicado em abril de 2022 no The Medical Journal of Australia se propôs a avaliar os métodos contraceptivos hormonais utilizados por mulheres australianas no pós aborto médico precoce. Para isso utilizaram uma amostra de 10% das mulheres de 15 a 49 anos que utilizaram mifepristone para realizar aborto médico precoce fornecido pela Pharmaceutical Benefits Scheme (PBS) — órgão dispensador de medicamentos subsidiado pelo governo, no período de 2013 a 2020.

Mifepristone foi fornecido a 11.140 mulheres nesse período. Dessas, no estudo, observou-se após 60 dias:

  1. 1.435 (12,9%) utilizaram LARC.
  2. 1.387 (12,5%) utilizaram outros métodos hormonais para contracepção (injeções de depósito, pílulas só de progesterona ou contraceptivos combinados).

Dessas que utilizaram LARC houve maior proporção nas faixas etárias de 15-19 anos (130 de 673, 19,3%) ou de 20-24 anos (363 de 2.441, 14,9%). Entre as 1.422 mulheres atendidas em seu aborto médico e com prescrição pelo mesmo médico, 756 (53,2%) receberam LARC hormonal. As proporções de dispensação entre 2013-14 (116 de 922, 12,6%) e 2019-2020 (512 de 3.976, 12,9%) foram similares. As outras formas de contracepção hormonal foram de 10,7 % em 2013-14 e 13,1% em 2019-20.

Achados

Entre 2012 e 2020, 25,4% das mulheres que passaram por um aborto médico precoce receberam dispensação de algum método de contracepção hormonal dentro dos primeiros 60 dias; 12,9% receberam LARC hormonal, proporção consideravelmente menor que em outro estudo realizado em mulheres atendidas no Centro Marie Stopes de Reprodução (clínicas não governamentais de auxílio a contracepção e aborto seguro ao redor do mundo) que mostrou dispensação a 24,7% (1.571 de 6.348) no mesmo período. Em comparação com as mulheres que não receberam contracepção hormonal dentro de 60 dias do aborto medicamentoso precoce, o risco de dispensação repetida de mifepristone para novo aborto dentro de 24 meses foi menor para as mulheres que receberam DIUs hormonais.

Saiba mais: Mirena aprovado para prevenção de gravidez por até 7 anos

Os achados demonstram que é necessário que se reproduza entre médicos e pacientes a segurança e necessidade de adotar contracepção segura e imediata após aborto médico.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Grzeskowiak LE, Rumbold AR, Subasinghe A, Mazza D, Black KI, Calabretto H, Ilomäki J. Long-acting reversible contraception use after medical abortion is associated with reduced likelihood of a second medical abortion. Med J Aust. 2022.  DOI: 10.5694/mja2.51472.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.