Leia mais:
Leia mais:
Lactobacillus rhamnosus GG – tudo que você precisa saber
Top 10 de março: Toxicidade da proteína S, disbiose pós-covid-19, caxumba e muito mais!
Medidas seriadas de peptídeo natriurético tipo B (BNP) podem predizer risco de doença cardiovascular em diabéticos?
Tratamento de infecção por H. pylori
Uso do LGG (Lactobacillus rhamnosus GG) na redução dos dias de diarreia

Uso de probióticos pode prevenir diabetes gestacional?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O diabetes mellitus gestacional é uma doença que vem crescendo em prevalência em todo o mundo. Muito tem se discutido sobre seu diagnóstico com regras variáveis para glicemias de corte para cima (aumentando os valores falso negativos) como para baixo (aumentando os falsos positivos), uso de sobrecargas com 50, 75 ou 100 gramas de dextrosol, valores dessas curvas com ligeiras variações entre os centros de estudo pelo mundo.

Além do diagnóstico, o tratamento tem passado por novas inclusões e ensaios clínicos com novas drogas. Antes proscritos, alguns antidiabéticos orais têm sido testados com bons controles glicêmicos e poucos efeitos colaterais ou malformações.

Leia também: Consumo de nozes e função renal entre mulheres com histórico de diabetes gestacional

Gestante se consulta com médico sobre o uso de probióticos para diabetes gestacional

Estudos recentes

No artigo, Prevention of Gestational Diabetes Mellitus (GDM) and Probiotics: Mechanism of Action: A Review, publicado na Current Diabetes Reviews os autores fizeram uma grande revisão da literatura com artigos publicados entre 2000 a 2017 em bases de dados: PubMed, Science Direct, Cochran e Medlib indexadas.

Considerando a permeabilidade intestinal controlada pela presença de probióticos, modulando a microbiota intestinal, diminuindo o processo inflamatório local, essa interação poderia ser a responsável por controlar e até mesmo prevenir o aparecimento de diabetes em mulheres grávidas.

Mensagem final

Apesar de novos estudos serem necessários para comprovação dessas evidências, esses estudos clínicos e experimentais foram promissores em seus resultados na prevenção do diabetes gestacional com uso de probióticos modulando a microbiota intestinal.

Saiba mais: Recomendações para uso de probióticos em patologias gastrointestinais

Referências bibliográficas:

  • Homayouni A, et al. Prevention of Gestational Diabetes Mellitus (GDM) and Probiotics: Mechanism of Action: A Review. Current Diabetes Reviews. 2020;16(6). doi: 10.2174/1573399815666190712193828

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.