Uso de vancomicina intraóssea para a redução das infeções após próteses de joelho

Um estudo analisou artroplastias do joelho e a incidência de infecção periprotética e complicações usando vancomicina intravenosa intraóssea.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A infecção é uma razão comum para cirurgia de revisão na artroplastia total primária do joelho (ATJ), levando à readmissão hospitalar e aumentando as taxas de morbidade e mortalidade. O aumento da incidência das infecções causadas por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) também é uma preocupação particular.

O uso de vancomicina intravenosa como agente profilático sozinho ou em combinação com cefalosporina não demonstrou taxas mais baixas de infecção periprotética em estudos prévios.

Durante a reunião anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) a Sociedade Americana de Cirurgia do Joelho concede três prêmios científicos para artigos apresentados. Um dos artigos premiados abordou esta temática.

vancomicina para infecções periprotéticas de joelho

Vancomicina nas infecções periprotéticas

Trata-se de uma análise retrospectiva de uma série de casos de artroplastias totais do joelho examinando a incidência de infecção periprotética, reações adversas e complicações usando vancomicina intravenosa (IV) ou vancomicina intraóssea (IO).

A amostra incluiu 1.060 pacientes submetidos a ATJ entre maio de 2016 a julho2020. Um total de 572 pacientes receberam vancomicina IV e 488 intraóssea. Os grupos não apresentaram diferenças quanto a idade, sexo, IMC, ou comorbidades.

Leia também: Definição de infecção periprotética de quadril e joelho: quais os critérios?

O grupo IV recebeu uma dose IV de 15 mg/kg de vancomicina administrado mais de uma hora antes da incisão na pele. O grupo IO recebeu uma dose de 500 mg de vancomicina misturada em 150 mL de solução salina normal, injetada na tíbia proximal após insuflação do torniquete antes da incisão de pele. Todos os pacientes receberam profilaxia com cefalosporina de primeira geração como rotineiramente recomendado.

A incidência de infecção periprotética com mínimo de 90 dias de acompanhamento foi de 1,4% (oito joelhos) no grupo IV e 0,22% (um joelho) no grupo IO (p = 0,047). Este relatório preliminar demonstrou um redução significativa na incidência de infecção em ATJ usando vancomicina IO. Embora o estudo tenha limitações seus resultados são animadores.

Conclusões

O estudo sugere que a administração IO de vancomicina após a insuflação do torniquete é uma alternativa segura e eficaz e que parece apresentar resultado superior ao uso de vancomicina IV como estratégia suplementar de prevenção das infecções periprotéticas.

Veja mais: Infecções periprotéticas: diferenças entre as culturas do líquido articular e as intraoperatórias

Referência bibliográfica:

  • Park KJ, Chapleau J, Sullivan TC, Clyburn TA, Incavo SJ. 2021 Chitranjan S. Ranawat Award: Intraosseous vancomycin reduces periprosthetic joint infection in primary total knee arthroplasty at 90-day follow-up. Bone Joint J. 2021 Jun https://doi.org/10.1302/0301-620X.103B6.BJJ-2020-2401.R1
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades