Leia mais:
Leia mais:
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Uso regular de inibidores da fosfodiesterase tipo 5 está associado a maior risco de alterações oculares? 
Fibrose pulmonar: sildenafil pode ser uma nova opção de tratamento?
Viagra é seguro após infarto do miocárdio?

Uso regular de inibidores da fosfodiesterase tipo 5 está associado a maior risco de alterações oculares? 

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um grande estudo de coorte com 213.033 homens publicado na JAMA Ophthalmology essa semana encontrou um risco aumentado de descolamento seroso de retina, oclusão vascular da retina e neuropatia óptica isquêmica associado ao uso de inibidores da fosfodiesterase tipo 5 de forma regular. Alguns  relatos de caso e estudos epidemiológicos pequenos já alertavam para o risco de eventos oculares adversos. O objetivo do estudo americano foi quantificar o risco dessas alterações específicas. As informações foram obtidas em bases de dados de 2006 a 2020 e os participantes foram acompanhados até o desenvolvimento de um primeiro diagnóstico de uma das alterações oculares ou até terminar a cobertura do estudo. O risco foi comparado com o de não usuários. Os pacientes com essas alterações oculares no ano anterior ao estudo foram excluídos.

Saiba mais: Alterações oftalmológicas na criança com transtorno do espectro autista (TEA)

fosfodiesterase

Estudo sobre o uso de inibidores da fosfodiesterase tipo 5

A coorte de 213.033 homens recebeu sildenafil, tadalafil, vardenafil e avanafil. A análise incluiu um total de 1.146 casos de descolamento seroso da retina (278), oclusão vascular da retina (628) e neuropatia óptica isquêmica (240) e 4.574 controles com média de idade em ambos os grupos de 64.6 anos.

Pacientes com descolamento seroso, oclusão vascular e neuropatia óptica geralmente tem mais hipertensão, diabetes, doença arteriana coronária e apneia do sono. O risco relativo foi de 1.85 para qualquer um dos três eventos oculares (com 15.5 casos a cada 10.000 pessoas ano). O risco relativo para cada um separadamente foi de 2.58 (descolamento seroso, com 3.8 casos por 10.000 pessoas- ano), 1.44 (oclusão vascular, com 8.5 casos por 10.000 pessoas-ano) e 2.02 (neuropatia óptica isquêmica, com 3.2 casos por 10000 pessoas-ano).

Considerações

Os achados da coorte analisada sugerem um risco aumentado dessas alterações oculares durante uso regular de inibidores da fosfodiesterase tipo 5. Esses devem ser alertados dos riscos de eventos adversos oculares associado a essas drogas e devem avisar seus médicos em caso de qualquer sintoma visual novo.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Etminan M, Sodhi M, Mikelberg FS, Maberley D. Risk of Ocular Adverse Events Associated With Use of Phosphodiesterase 5 Inhibitors in Men in the US. JAMA Ophthalmol. Published online April 07, 2022. doi:10.1001/jamaophthalmol.2022.066 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.