Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

USPSTF lança diretrizes para rastreio de câncer do colo de útero

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A  U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF)  lançou recentemente um comunicado definitivo sobre as diretrizes para o rastreio e resumo de evidências na checagem do câncer do colo do útero, publicado no site oficial do grupo. A Força Tarefa aconselha que os clínicos verifiquem a presença deste tipo de câncer em mulheres entre 21 e 29 anos, por meio do teste de Papanicolau. Em pacientes na faixa etária entre 30 e 65 anos, o exame também é recomendado a cada três anos ou, no período de cinco em cinco anos, um teste para detectar HPV de alto risco deve ser aplicado. A entidade sugere a aplicação simultânea dos dois exames de cinco em cinco anos. Cada mulher deve decidir qual procedimento é melhor para si após conversar com seu médico. Esta é uma recomendação de nível A, ou seja, com alto índice de evidência.

Leia mais: Detecção precoce do câncer de cólon baseado em um modelo multifatorial

Essas diretrizes são direcionadas às mulheres com útero e que não apresentaram nenhum sintoma ou sinal de câncer de colo, à despeito da vida sexual ou do status de vacinação contra o HPV. As recomendações não se aplicam àquelas com alta exposição à doença, como mulheres que foram diagnosticadas anteriormente com alto grau de lesão pré-cancerosa no cérvice.

As diretrizes da USPSTF desaconselham a checagem em jovens com menos de 21 anos e em idosas com mais de 65 anos cujos exames não detectaram a doença. O grupo não recomenda o screening do câncer em mulheres de qualquer idade que sofreram Histerectomia e não possuem útero. Esta é uma recomendação D, ou seja, com baixo índice de evidência.

A Força Tarefa alerta que um estudo minucioso deve ser realizado para avaliar se diferentes estratégias de rastreio podem ser cruciais para reduzir a morte de mulheres vítimas do câncer do colo do útero.

Referências:

  • Final Update Summary: Cervical Cancer: Screening. U.S. Preventive Services Task Force. August 2018.
    https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/Page/Document/UpdateSummaryFinal/cervical-cancer-screening2
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar