Página Principal > Ginecologia e Obstetrícia > USPSTF lança diretrizes para rastreio de câncer do colo de útero
câncer do colo de útero

USPSTF lança diretrizes para rastreio de câncer do colo de útero

Tempo de leitura: 2 minutos.

A  U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF)  lançou recentemente um comunicado definitivo sobre as diretrizes para o rastreio e resumo de evidências na checagem do câncer do colo do útero, publicado no site oficial do grupo. A Força Tarefa aconselha que os clínicos verifiquem a presença deste tipo de câncer em mulheres entre 21 e 29 anos, por meio do teste de Papanicolau. Em pacientes na faixa etária entre 30 e 65 anos, o exame também é recomendado a cada três anos ou, no período de cinco em cinco anos, um teste para detectar HPV de alto risco deve ser aplicado. A entidade sugere a aplicação simultânea dos dois exames de cinco em cinco anos. Cada mulher deve decidir qual procedimento é melhor para si após conversar com seu médico. Esta é uma recomendação de nível A, ou seja, com alto índice de evidência.

Leia mais: Detecção precoce do câncer de cólon baseado em um modelo multifatorial

Essas diretrizes são direcionadas às mulheres com útero e que não apresentaram nenhum sintoma ou sinal de câncer de colo, à despeito da vida sexual ou do status de vacinação contra o HPV. As recomendações não se aplicam àquelas com alta exposição à doença, como mulheres que foram diagnosticadas anteriormente com alto grau de lesão pré-cancerosa no cérvice.

As diretrizes da USPSTF desaconselham a checagem em jovens com menos de 21 anos e em idosas com mais de 65 anos cujos exames não detectaram a doença. O grupo não recomenda o screening do câncer em mulheres de qualquer idade que sofreram Histerectomia e não possuem útero. Esta é uma recomendação D, ou seja, com baixo índice de evidência.

A Força Tarefa alerta que um estudo minucioso deve ser realizado para avaliar se diferentes estratégias de rastreio podem ser cruciais para reduzir a morte de mulheres vítimas do câncer do colo do útero.

Referências:

  • Final Update Summary: Cervical Cancer: Screening. U.S. Preventive Services Task Force. August 2018.
    https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/Page/Document/UpdateSummaryFinal/cervical-cancer-screening2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.