USPSTF se posiciona contra o rastreamento universal do câncer de tireoide

A USPSTF posicionou-se contra o rastreamento universal do câncer de tireoide. Médicos devem ser mais criteriosos ao solicitar o exame para seus pacientes.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF) posicionou-se contra o rastreamento universal do câncer de tireoide. Ou seja, médicos devem ser mais criteriosos ao solicitar o exame para seus pacientes.

500x120-assinatura

De acordo com o posicionamento da USPSTF, indivíduos assintomáticos não devem ser rastreados para o câncer de tireoide (recomendação de grau D). Os potenciais benefícios da triagem são pequenos, e os resultados não parecem diferir entre a maioria dos pacientes tratados e aqueles que são apenas monitorados.

As evidências sugerem que não há redução da mortalidade em locais onde a triagem em massa foi introduzida (como por exemplo, na Coréia do Sul). Enquanto isso, os danos potenciais – incluindo overdiagnosis (detecção de tumores que não levarão a sintomas) e overtreatment (tratamento desnecessário) – são considerados, pelo menos, moderados.

Considerações clínicas

A recomendação não se aplica às pessoas com maior risco de câncer de tireoide, incluindo aquelas com exposição à radiação na cabeça e no pescoço, história familiar e condições genéticas que predispõem à doença (por exemplo, neoplasia endócrina múltipla).

Câncer de tireoide

O câncer da tireoide pode ser considerado o mais comum da região da cabeça e pescoço e é três vezes mais frequente no sexo feminino. No Brasil, a doença correspondeu a 1,3% de todos os casos de câncer matriculados no INCA de 1994 a 1998, e a 6,4% de todos os cânceres da cabeça e pescoço.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-1

Referências:

  • https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/Page/Document/draft-recommendation-statement169/thyroid-cancer-screening1
  • https://www.jwatch.org/fw112279/2016/11/23/uspstf-recommends-against-thyroid-cancer-screening-draft?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
  • https://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2187
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags