Vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos e idosos é segura?

Estudo analisou a eficácia da vacina baseada na proteína F de fusão do vírus sincicial respiratório (VSR) na prevenção de doença grave.

O vírus sincicial respiratório (VSR) é a causa mais comum de doença do trato respiratório inferior e uma das principais causas de morte em crianças com menos de seis meses, especialmente em países de baixa e média renda. Além disso, pouco é falado, mas esse vírus também pode causar infecções graves em idosos. O pico de transmissibilidade da doença ocorre no inverno em climas temperados e nas estações chuvosas em regiões tropicais, ainda que a pandemia de covid-19 tenha alterado essa sazonalidade.

Leia também: Boletim da Fiocruz confirma que VSR causou aumento de internações pediátricas

Um estudo mostrou que a vacina baseada na proteína F de fusão do VSR (VSRpreF) administrada durante a gestação foi eficaz e segura na prevenção de doença grave em lactentes.

Vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos e idosos é segura?

Novo estudo

Pensando em avaliar seu efeito em adultos, foi realizado um estudo de fase 3 que alocou, aleatoriamente, em uma proporção 1:1, adultos com 60 anos ou mais para receber uma injeção única da vacina VSRpreF ou placebo.

Métodos

Foram selecionados 34.284 participantes. Desses, 17.215 receberam a VSRpreF e 17.069 receberam placebo. O desfecho primário foi a eficácia da vacina em prevenir doença do trato respiratório inferior associada ao VSR com pelo menos dois ou três sinais ou sintomas. O desfecho secundário foi a eficácia na prevenção da doença respiratória aguda.

Resultados

A doença associada ao VSR com dois sinais ou sintomas ocorreu em 11 participantes que receberam vacina e em 33 que receberam placebo. Ou seja, uma eficácia de 66,7% (IC96,66% – 28,8 a 85,8). A doença associada ao VSR com três sinais ou sintomas ocorreu em dois participantes que receberam vacina e em 14 que receberam placebo. Ou seja, uma eficácia de 85,7% (IC96,66% – 32 a 98,7). A doença aguda ocorreu em 22 pacientes vacinados e em 58 do grupo placebo, com uma eficácia vacinal de 62,1% (IC95% – 37,1 a 77,9).

Conclusão

A incidência de reações locais foi maior com vacina (12%) do que com placebo (7%) e a incidência de eventos sistêmicos foi semelhante (27% e 26%, respectivamente). Também foram encontradas taxas semelhantes de eventos adversos até um mês após a injeção (vacina 9,0%, placebo 8,5%). Eventos adversos graves ou com risco de vida foram relatados em 0,5% dos que receberam vacina e 0,4% que receberam placebo.

Saiba mais: ISICEM 2022: infecção grave por vírus sincicial respiratório em adultos x influenza

Mensagem prática

Dessa forma, percebemos que a vacina VSRpreF preveniu doenças do trato respiratório inferior e doença respiratórias agudas associadas ao vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos (acima de 60 anos de idade), sem preocupações evidentes de segurança.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Walsh EE, et al. Efficacy and Safety of a Bivalent RSV Prefusion F Vaccine in Older Adults. The New England Journal of Medicine. 2023;388(16):1465–1477. DOI: 10.1056/NEJMoa2213836