Leia mais:
Leia mais:
A ciência no divã: como prever o constante aparecimento de doenças por novos vírus?

ISICEM 2022: infecção grave por vírus sincicial respiratório em adultos x influenza

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No último dia do 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022) , tivemos uma palestra sobre vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos com o Dr. Davi Grimaldi. Interessei-me pelo tema porque recentemente tive um caso na minha enfermaria. Um dos primeiros questionamentos que tive, quando vi o painel viral foi procurar saber qual era a incidência desta infecção adultos, já que me lembrava algo típico da infância.

médico conversando com paciente sobre vírus sincicial respiratório em adultos

Vírus sincicial respiratório em adultos

Foi com uma foto de criança que o palestrante, Dr Grimaldi abriu sua apresentação, porém deixou claro que o número de infecções em adultos é significativo. Em um estudo observacional que analisou população de adultos internados, observou-se uma incidência de 50/100.000 casos, com aumento de casos com idade e comorbidades. Na UTI, a incidência de VSR chega a 15%.

CAPITIF STUDY: VSR x influenza

Durante a apresentação, Grimaldi também citou o CAPITF STUDY que teve como objetivo comparar pacientes adulto internados com VSR com pacientes com influenza, descrever sintomas respiratórios e desfechos. Trata-se de um estudo retrospectivo, multicêntrico que ocorreu em 18 UTIS da França e da Bélgica entre 2011 e 2017.

O estudo concluiu que infecção por VSR é comum na UTI, podendo se manifestar como exacerbação aguda do DPOC ou como pneumonia /Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). A influenza parece ser mais virulenta, por levar a maiores complicações como SDRA e SOFA mais elevados.

Apesar dessas diferenças, o uso de recursos e desfechos são similares, incluindo tempo de permanência na UTI, ventilação mecânica e mortalidade.

Por fim, o palestrante ressaltou que esses resultados justificam pesquisas para buscarem vacinas e tratamento eficiente para VSR.

Mais do ISICEM 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Branche AR, et al. Incidence of Respiratory Syncytial Virus Infection Among Hospitalized Adults, 2017–2020. Clinical Infectious Diseases, Volume 74, Issue 6, 15 March 2022, Pages 1004–1011, https://doi.org/10.1093/cid/ciab595 #Vandueren C, et al. Comparison of RSV and influenza infection in ICU patients-the CAPTIF study. Référence Réanimation(2020: 2020-02-07: Paris), Proceedings of Réanimation 2020, the French Intensive Care Society International Congress, Annals of intensive care (10), 16
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.