Leia mais:
Leia mais:
ISICEM 2022: manejo neurocrítico na UTI com Fabio Taccone
ISICEM 2022: posição prona em pacientes tratados com ECMO – novo estudo em andamento
Quais os benefícios da ECMO na covid-19?
CBMI 2021: quando e como retirar o paciente da ECMO venovenosa?
ECMO na pediatria: como realizar comunicação de qualidade durante seu uso?

ISICEM 2022: posição prona em pacientes tratados com ECMO – novo estudo em andamento

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estamos no segundo dia do 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022). Dr. Alain Combes, uma das referências em ECMO no mundo, discutiu a indicação da posição prona em pacientes que estão sob utilização do suporte extracorpóreo.

A ECMO (extracorporeal membrane oxygenation), sigla para oxigenação extracorpórea por membrana, constitui um dos recursos avançados no manejo de pacientes com hipoxemia grave e refratária. O dispositivo pode oferecer suporte circulatório e pulmonar. Dotado de uma membrana capaz de oxigenar o sangue, além de uma bomba de pulso contínuo, impulsiona o sangue através de cânulas venosas e/ou arteriais.

Durante a conferência, foi evidenciada a dificuldade de entender no momento qual o perfil de pacientes que provavelmente mais se beneficiarão da utilização da posição prona, mesmo se já estiverem utilizando ECMO. A grande questão, que já abordamos em comentário de conferência anterior, é definir o que seria um paciente responsivo à posição prona: pacientes com porções pulmonares ventrais aeradas? Ser responsivo à prona significa melhores desfechos?

Fica evidente a necessidade de um ensaio clínico randomizado para avaliar o uso da posição prona em pacientes com ECMO, correlacionando com desfechos clínicos. Um novo estudo está em andamento, o PRONECMO, e foi apresentado na sessão. Trata-se do “PRONing to facilitate weaning from ECMO in patients with refractory acute respiratory distress syndrome.”

ecmo e posição prona

Sobre o estudo PRONECMO

Trata-se de ensaio clínico randomizado e multicêntrico, com previsão de inclusão de 170 pacientes, já na fase de recrutamento, O prazo previsto é para finalização em março de 2024. Os pacientes serão randomizados para dois grupos (prona x supina). O desfecho primário pesquisado será: tempo para desmame bem-sucedido da ECMO em 60 dias após randomização.

Até o momento, precisaremos de evidências mais robustas sobre o tema. Sendo assim, qual a recomendação do Dr. Alain Combes sobre prona em pacientes utilizando ECMO?

O professor Combes sugere que é razoável pronar pelo menos uma vez todos os pacientes em ECMO. Além disso, apesar de não termos a evidência de qual seria o melhor timing para indicar a posição prona nesses pacientes, sugere que seja precoce.

Vale ressaltar que a posição prona em ECMO demanda experiência da equipe, sendo um procedimento que impõe maior consumo de recursos humanos durante sua execução.

Quer saber mais sobre o estudo PRONECMO? Acesse aqui.

Estamos acompanhando o congresso de terapia intensiva. Fique ligado no Portal e também em nossa cobertura no Twitter.

Mais do ISICEM 2022:

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.