ISICEM 2022: novos estudos são lançados – antiplaquetários na covid e ventilação em imunocomprometidos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Hoje começou o 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022) um dos maiores encontros da área no mundo. O evento está ocorrendo em Bruxelas (Bélgica) e vamos compartilhar a cobertura em tempo real no Twitter e aqui no Portal PEBMED.

Pela manhã, tivemos o lançamento de dois estudos publicados simultaneamente ao congresso em revistas importantes.

Uso de antiplaquetários em covid- 19

A Dra Charlotte Bradbury fez uma palestra sobre uso de antiplaquetários em covid-19, baseada no REMAP-CAP, ensaio clínico randomizado publicado hoje no JAMA.

O objetivo do estudo era determinar se a terapia antiplaquetária melhora os desfechos em adulto com covid-19 grave. Os pacientes foram randomizados para receber aspirina, um inibidor de P2Y12 ou nenhuma terapia antiplaquetária.

Entre os pacientes graves com covid-19, o tratamento com um antiplaquetário, em comparação com controle, teve uma baixa probabilidade de melhorar o desfecho (número de dias sem suporte orgânico em 21 dias). As taxas de sangramento maior foram baixas, mas aumentaram com a terapia antiplaquetária.

Detalhamos o estudo aqui, confira!

Ventilação em pacientes imunocomprometidos

O outro foi o artigo do professor Rémi Coudroy, publicado no The Lancet, sobre ventilação não invasiva em pacientes imunocomprometidos.

Trata-se de um ensaio clínico randomizado que comparou um grupo que usava apenas cânula nasal de alto fluxo com outro grupo que alternava cânula nasal de alto fluxo com ventilação não invasiva em pacientes imunocomprometidos graves com insuficiência respiratória aguda. O estudo concluiu que não havia diferença de mortalidade entre os dois grupos.

Confira a análise aprofundada sobre o estudo.

Mais do ISICEM 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#REMAP-CAP Writing Committee for the REMAP-CAP Investigators. Effect of Antiplatelet Therapy on Survival and Organ Support–Free Days in Critically Ill Patients With COVID-19. A Randomized Clinical Trial. JAMA. Published online March 22, 2022. doi: 10.1001/jama.2022.2910 #Coudroy R, et al. High-flow nasal oxygen alone or alternating with non-invasive ventilation in critically ill immunocompromised patients with acute respiratory failure: a randomised controlled trial. The Lancet Respiratory Medicine. March 21, 2022 doi: https://doi.org/10.1016/S2213-2600(22)00096-0
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.