Leia mais:
Leia mais:
Síndrome pós-COVID-19: quais os desafios nos cuidados nutricionais?
Revisão brasileira não indica benefício no uso de colar de âmbar em crianças
Psiquiatria Infantil: conheça a nova categoria do Whitebook
Sedação e analgesia por dor e estresse prolongados durante a ventilação mecânica em prematuros: a dexmedetomidina é uma alternativa à prática atual?
Quando pensar em traumatismo por abuso em crianças? (caso clínico)

Vacina para crianças: Ministério abre consulta e SBP lança manifesto em favor da vacinação

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, o Ministério da Saúde abriu consulta pública para recomendação da imunização deste grupo. O formulário estará disponível até 2 de janeiro. De acordo com o órgão, a imunização de crianças deverá ser realizada com a autorização dos responsáveis e com prescrição médica.

vacinação de crianças

A consulta pública 

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a consulta pública visa esclarecer as informações sobre a vacinação de crianças. “Nós queremos trabalhar para deixar as famílias brasileiras, pais e mães, muito tranquilos para que possam livremente optar por vacinar ou não seus filhos.”, destacou Queiroga.  

Além da consulta pública, a estratégia do Ministério da Saúde é promover uma audiência pública que contará com o debate de especialistas em imunização. A recomendação final deve ser publicada no dia 5 de janeiro. 

SBP se posiciona a favor da vacinação de crianças  

Em manifesto publicado no último dia 24, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reafirmou sua posição em defesa da urgente implementação de estratégias que para minimizar o risco de complicações e reduzir as hospitalizações e mortes de crianças associadas à Covid-19. De acordo com o manifesto, a Covid-19 já foi responsável pela morte de mais de 2.500 crianças de zero a 19 anos, sendo mais de 300 delas no grupo de 5 a 11 anos, ainda causando milhares de internações. 

Leia também: O que é preciso saber sobre as vacinas contra a Covid-19 em crianças?

A SBP também destacou os casos de síndrome inflamatória multissistêmica, quadro desencadeado pela Covid-19.  Cerca de 1.400 casos desta síndrome foram confirmados em crianças com média de 5 anos de idade, sendo pelo menos 85 casos de vítimas fatais. Outros registros também destacam sequelas neurológicas, cardiovasculares e respiratórias em crianças.  

No manifesto da SBP, os impactos da Covid-19 nos sistemas sensorial, neurológico e cardiorrespiratório, bem como na saúde mental, também são pontos importantes para a urgência na decisão sobre a vacinação de crianças.  

A publicação é fechada com a colocação: “A sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil.”. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED  

Referência bibliográfica: 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.