Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Vacinas contra Covid-19 nas doenças reumatológicas

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pacientes com doenças reumatológicas são, em sua grande maioria, excluídos dos grandes estudos clínicos no desenvolvimento de vacinas. Entretanto, estudos recentes apontam que a vacinação contra o SARS-CoV-2 parece ser segura em pacientes com doenças reumáticas e musculoesqueléticas e provavelmente desencadeia crises em menos de 5% dos casos.

doenças reumatológicas

Metodologia

Foram analisados dados de 5.121 pacientes com doenças reumáticas e musculoesqueléticas (DRM) de 30 países, 90% dos quais (idade média, 60,5; 68%, mulheres) tinham doenças inflamatórias/autoimunes reumatológicas e musculoesqueléticas (I-RMD). Os participantes com doença não inflamatória (10%) tinham uma idade média de 72,4 e 77% eram mulheres.  

Resultados 

No geral, as condições mais frequentes foram doenças inflamatórias das articulações (58%), principalmente a artrite reumatoide, doenças do tecido conjuntivo (18%), sobretudo o lúpus eritematoso sistêmico, e as vasculites (12%). Cinquenta e quatro por cento dos pacientes receberam medicamentos antirreumáticos modificadores de doença sintéticos convencionais (DMARDs); 42% DMARDs biológicos; e 35% imunossupressores (em combinação com outros medicamentos). A maioria dos pacientes recebeu a vacina Pfizer/BioNTech (70%), seguida pela AstraZeneca/Oxford (17%) e Moderna (8%). 

Entre aqueles que foram totalmente vacinados, infecções inesperadas foram relatadas em 0,7% dos pacientes com I-RMD e 1,1% dos pacientes com doença não inflamatória (NI-RMDs). As exacerbações de I-RMD ocorreram em 4,4% dos pacientes (0,6% graves), com 1,5% resultando em mudanças de medicação. Eventos adversos (EAs) foram relatados em 37% dos casos I-RMD e 40% dos casos NI-RMD. EAs graves ocorreram em uma minoria dos casos.  

Embora o estudo não tenha como objetivo identificar preditores de crises em pacientes com doenças reumáticas inflamatórias, foi observado uma baixa taxa de crises, particularmente crises graves (0,6%). A porcentagem de surtos foi ligeiramente maior em pacientes com atividade moderada/alta da doença (5,2%) em comparação com pacientes em remissão/baixa atividade da doença, aumentando a possibilidade de uma associação entre maior atividade da doença e maior taxa de surtos. No entanto, é importante notar que os surtos podem ocorrer como parte da história natural da doença e não necessariamente relacionado à vacinação contra o SARS-CoV-2. 

Com isso, os recentes dados devem tranquilizar reumatologistas, outros profissionais de saúde e destinatários de vacinas e promover a confiança na segurança da vacinação contra Covid-19 em pessoas com doenças reumáticas inflamatórias.

Leia também: Vacinação em crianças contra a Covid-19: fazer ou não fazer, é uma questão?

Mensagens práticas

  • Pacientes com doenças autoimunes podem e devem ser vacinados para a Covid-19 com segurança; 
  • As drogas utilizadas no tratamento parecem não interferir na proteção vacinal; 
  • O seguimento a longo prazo será capaz de dizer sobre a necessidade de revacinação e efetividade da proteção;

Referências bibliográficas:

  • Machado PM, Lawson-Tovey S, Strangfeld A, et alSafety of vaccination against SARS-CoV-2 in people with rheumatic and musculoskeletal diseases: results from the EULAR Coronavirus Vaccine (COVAX) physician-reported registryAnnals of the Rheumatic Diseases Published Online First: 31 December 2021. doi: 10.1136/annrheumdis-2021-221490

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.