Vancomicina na ferida cirúrgica previne infecção nas fraturas do planalto tibial?

Após o aprimoramento das cirurgias e do uso de antibióticos como vancomicina , a taxa de infecção relacionada à fratura permanece alta.

 Um recente estudo foi desenhado com o objetivo de avaliar o efeito clínico da aplicação de vancomicina diretamente na ferida cirúrgica na ocorrência de infecção relacionada à fratura (IRF) após cirurgias de osteossíntese do planalto tibial com alta risco de infecção.  

Saiba mais: Taxa de infecção em fraturas expostas de rádio distal no pós-cirúrgico

Vancomicina na ferida cirúrgica previne infecção nas fraturas do planalto tibial?

Vancomicina na ferida cirúrgica previne infecção nas fraturas do planalto tibial?

Métodos 

Um total de 233 pacientes submetidos à cirurgia de osteossíntese do planalto tibial com risco aumentado para infecção operados entre maio de 2013 e junho de 2021 foram revisados retrospectivamente. Os pacientes definidos como de elevado risco incluíram aqueles que apresentavam lesões de alta energia, fraturas expostas, politrauma, diabetes mellitus e tabagismo. Levando em consideração a condição pré-operatória do paciente, os cirurgiões aplicaram pó de vancomicina diretamente no sítio cirúrgico antes do fechamento da ferida em 105 casos. Os 128 casos restantes serviram como grupo controle (apenas cefalosporina intravenosa pré-operatória foi utilizada, sem a adição local de vancomicina). Dados clínicos e detalhes cirúrgicos foram registrados. A análise de regressão de riscos proporcionais de Cox foi utilizada para avaliar os fatores de risco para IRF.  

O desfecho primário avaliado foi a ocorrência de IRF dentro de um ano. Os desfechos secundários incluíram complicações relacionadas à vancomicina (nefrotoxicidade, hepatotoxicidade, urticária medicamentosa, ototoxicidade e síndrome do homem vermelho) e os resultados das culturas bacterianas nos casos infectados. 

Resultados 

 O estudo demonstrou uma diferença significativa na incidência de IRF entre o grupo da vancomicina e o grupo controle (3,8% versus 10,9%; p = 0,041). A análise de regressão de Cox multivariada mostrou que a aplicação local de pó de vancomicina reduziu a taxa de IRF. Não foram observadas complicações relacionadas à vancomicina durante o acompanhamento. A presença de IRF por bactérias Gram-positivas foi maior no grupo controle em comparação com o grupo da vancomicina.  

Leia também: Quais são os resultados do uso de fixador interno para fratura-luxação da IFP?

Conclusão e mensagem prática 

Este estudo sugere que a aplicação local de vancomicina esteve associada a uma taxa significativamente menor de IRF após cirurgia para a osteossíntese do planalto tibial em pacientes com risco elevado para infecção. 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Wang H, Liu Y, Shi Z, Wang D, Zhang H, Diao S, Xu X, Waheed MZ, Lu T, Zhou J. Intrawound application of vancomycin reduces the proportion of fracture-related infections in high-risk tibial plateau fractures. Injury. 2023 Apr.  DOI: 10.1016/j.injury.2023.01.055

Especialidades