Ventilação com bolsa-máscara reduz risco de hipoxemia na intubação?

Um estudo publicado no NEJM investigou as vantagens da ventilação com bolsa-máscara (o coloquial “Ambu”) após a indução e antes da laringoscopia. Conheça os benefícios:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A sequência rápida de intubação (SRI) foi originalmente descrita por anestesistas como uma forma de rápido acesso à via aérea com menor risco de aspiração. O foco era em pacientes com “estômago cheio”. Com o tempo, emergencistas e intensivistas adaptaram o protocolo para as intubações de urgência, visto que muitos pacientes não estão mesmo em jejum. Em artigos anteriores, descrevemos como é a metodologia da SRI em detalhes.

Recentemente,o NEJM publicou um ensaio clínico muito interessante. A proposta dos autores foi realizar ventilação com bolsa-máscara (o coloquial “Ambu”) após a indução (hipnótico com bloqueador) e antes da laringoscopia, comparando com grupo controle, no qual a pré-oxigenação foi feita apenas antes da indução. Vantagem: maior pré-oxigenação; desvantagem: insuflação gástrica e risco de aspiração. O estudo foi multicêntrico e recrutou 401 pacientes na terapia intensiva. A idade média dos participantes foi 60 anos e a principal doença era sepse com hipoxemia e insuficiência respiratória.

Leia maisATLS 10: confira mudanças no manejo da via aérea

O resultado mostrou que houve menor risco de hipoxemia, sem risco de aspiração, no grupo que recebeu ventilação com bolsa-máscara. Com isso, a proposta desse grupo é:

Claro que como todo ensaio clínico, é necessário replicar os resultados com outros estudos. Em especial, há interesse em comparar com oxigenação passiva por cateter nasal e com VNI, outros métodos usados para melhorar pré-oxigenação e tempo de apneia.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • CASEY, Jonathan D. et al. Bag-Mask Ventilation during Tracheal Intubation of Critically Ill Adults. The NEJM DOI: 10.1056/NEJMoa1812405

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades