Leia mais:
Leia mais:
Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa (caso clínico)

Violência sexual na infância: como lidar na atenção primária? [podcast]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O número de acionamentos do disque 100, canal para denúncia de violação dos direitos humanos, caiu ao longo dos últimos anos de pandemia do novo coronavírus, o que é um paradoxo uma vez que as denúncias de violência doméstica e violência contra mulher aumentaram nesse mesmo período. Com a retomada da circulação de pessoas e do funcionamento de serviços ambulatoriais, identificar casos de violência contra criança e o adolescente na atenção primária é uma habilidade necessária aos profissionais de saúde.

Neste episódio, o médico de família comunidade e editor do Portal PEBMED, Marcelo Gobbo, aborda os impactos da violência sexual contra criança e o adolescente, como abordar esse tema na atenção primária e o que fazer quando identificamos essa situação no consultório.

Saiba mais com nossos especialistas!
Aperte o play e confira o episódio!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Tópicos abordados no podcast

  • Como perceber os sinais de violência
  • Impactos no desenvolvimento infantil
  • O que fazer diante da suspeita

Artigos relacionados

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

Confira também por outros players:

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#TRINDADE, Luciana C. et al. Sexual violence against children and vulnerability. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 60, p. 70-74, 2014. #SANTOS, Samara Silva dos; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Quando o silêncio é rompido: o processo de revelação e notificação de abuso sexual infantil. Psicologia & Sociedade, v. 22, n. 2, p. 328-335, 2010. #LIMA, Jeanne de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. A notificação compulsória do abuso sexual contra crianças e adolescentes: uma comparação entre os dispositivos americanos e brasileiros. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 15, p. 819-832, 2011. #DIGIÁCOMO, Murillo José; DIGIÁCOMO, Ildeara Amorim. Estatuto da criança e do adolescente anotado e interpretado. Ministério Público do Estado do Paraná. Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, v. 6, 2013.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.