Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: associação de amamentação com asma infantil
Quiz: Paciente idosa e asmática sem tratamento dá entrada na emergência. Qual o diagnóstico?
AAP 2021: corticoides inalatórios no pronto-socorro para asma recorrente após fim de programa de incentivo
3 doenças com mais risco na pediatria
Quiz: Mulher com insuficiência respiratória por pneumonia é intubada com cetamina. Sobre o sedativo, o que é falso?

“Asma dos Padeiros”: O que é?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A “asma dos padeiros” é o tipo de asma ocupacional mais comum nos tempo atuais. Entende-se por asma ocupacional os quadros de asma induzidos pela exposição ocupacional. Dependendo da atividade profissional exercida e das substâncias de exposição, a prevalência de asma ocupacional pode chegar a alarmantes 50% dos expostos.

Asma dos padeiros

No caso da “asma dos padeiros” o agente causal é o pó de farinha, que causa uma sensibilização respiratória levando ao quadro de asma e rinite alérgica. A exposição se estende a todos os envolvidos no processo de produção e cozimento dos pães, bem como padarias industriais, moedores de grãos, pizzarias e fábricas de massas.

Veja também: ‘Como melhorar os resultados da asma pediátrica na emergência?’

Embora ainda não completamente entendido, alguns estudos demonstram uma relação da “asma dos padeiros” com a atopia, presente apenas em 1/5 dos padeiros, nos quais a sensibilização a farinha aparece precocemente, no primeiro ano de trabalho. O mecanismo principal da reação imunomediada é a hipersensibilidade mediada por IgE, o que pode ser diagnosticado por testes cutâneos positivos ou por testes de radioimuniensaio. As provas de função respiratória também podem ser alteradas pela doença. Outros sintomas são conjuntivite e rinite, sendo muitas vezes estes os primeiros sintomas da doença.

A exposição continua leva a piora dos sintomas com aparecimento mesmo fora do local de trabalho, inclusive com sensibilização a partir de outros alérgenos ambientais, como fumaça de cigarro, tintas e perfumes. O afastamento do trabalho pode não ser o suficiente para o desaparecimento dos sintomas, que permanecem em mais de 60% dos doentes.

A legislação brasileira atual não define um limite de tolerência à exposição ao pó de farinha, e inclusive não considera que padeiros recebam o adicional de insalubridade. Esta patologia ocupacional é um tanto negligenciada pelas autoridades, o baixo índice de casos documentados não corresponde ao grande volume de pessoas que são afetadas pela exposição ocupacional e apresentam perda em qualidade de vida.

Autora:

Referências:

  • Baatjies R, Meijster T, Lopata A, Sander I, et al. Exposure to Flour Dust in South African Supermarket Bakeries: Modeling of Baseline Measurements of na Intervention Study. Am Occup Hyg 2010; 54:309-18.
  • Fahim AE, El-Prince M. Pulmonary Function Impairment and Airway Allergy Among Workers in Traditional Bakeries. Int J Occup Med Environ Health 2013; 26:214-19.
  • Baur X, Bakehe P. Allergens Causing Occupational Asthma: An Evidence-Based Evolution of the Literature. Int Arch Occup Environ Health 2014; 87:339-363.
  • NR, Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. 2009.
  • NR, Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-15 – Atividades e Operações Insalubres. 2009.

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Bom dia,

    Quando eu tenho contato com a textura da farinha de trigo, giz de quadro, farinha de polvilho doce, entre outros que apresentam texturas parecidas; Me falta ar…
    Sabem me explicar o que pode ser? Pois não tenho alergia a nenhum destes itens, só falta o ar quando encosto na minha pele.
    Será que é fobia?

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar