Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Medicina do Trabalho / “Asma dos Padeiros”: O que é?

“Asma dos Padeiros”: O que é?

Acesse para ver o conteúdo

Inscreva-se gratuitamente para acessar esse conteúdo e muito mais no Portal PEBMED!

Tenha acesso ilimitado a quizzes, casos clínicos, novos estudos e diretrizes atualizadas.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

A “asma dos padeiros” é o tipo de asma ocupacional mais comum nos tempo atuais. Entende-se por asma ocupacional os quadros de asma induzidos pela exposição ocupacional. Dependendo da atividade profissional exercida e das substâncias de exposição, a prevalência de asma ocupacional pode chegar a alarmantes 50% dos expostos.

Asma dos padeiros

No caso da “asma dos padeiros” o agente causal é o pó de farinha, que causa uma sensibilização respiratória levando ao quadro de asma e rinite alérgica. A exposição se estende a todos os envolvidos no processo de produção e cozimento dos pães, bem como padarias industriais, moedores de grãos, pizzarias e fábricas de massas.

Veja também: ‘Como melhorar os resultados da asma pediátrica na emergência?’

Embora ainda não completamente entendido, alguns estudos demonstram uma relação da “asma dos padeiros” com a atopia, presente apenas em 1/5 dos padeiros, nos quais a sensibilização a farinha aparece precocemente, no primeiro ano de trabalho. O mecanismo principal da reação imunomediada é a hipersensibilidade mediada por IgE, o que pode ser diagnosticado por testes cutâneos positivos ou por testes de radioimuniensaio. As provas de função respiratória também podem ser alteradas pela doença. Outros sintomas são conjuntivite e rinite, sendo muitas vezes estes os primeiros sintomas da doença.

A exposição continua leva a piora dos sintomas com aparecimento mesmo fora do local de trabalho, inclusive com sensibilização a partir de outros alérgenos ambientais, como fumaça de cigarro, tintas e perfumes. O afastamento do trabalho pode não ser o suficiente para o desaparecimento dos sintomas, que permanecem em mais de 60% dos doentes.

A legislação brasileira atual não define um limite de tolerência à exposição ao pó de farinha, e inclusive não considera que padeiros recebam o adicional de insalubridade. Esta patologia ocupacional é um tanto negligenciada pelas autoridades, o baixo índice de casos documentados não corresponde ao grande volume de pessoas que são afetadas pela exposição ocupacional e apresentam perda em qualidade de vida.

Autora:

Avatar

Referências:

  • Baatjies R, Meijster T, Lopata A, Sander I, et al. Exposure to Flour Dust in South African Supermarket Bakeries: Modeling of Baseline Measurements of na Intervention Study. Am Occup Hyg 2010; 54:309-18.
  • Fahim AE, El-Prince M. Pulmonary Function Impairment and Airway Allergy Among Workers in Traditional Bakeries. Int J Occup Med Environ Health 2013; 26:214-19.
  • Baur X, Bakehe P. Allergens Causing Occupational Asthma: An Evidence-Based Evolution of the Literature. Int Arch Occup Environ Health 2014; 87:339-363.
  • NR, Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. 2009.
  • NR, Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-15 – Atividades e Operações Insalubres. 2009.

 

Um comentário

  1. Avatar

    Bom dia,

    Quando eu tenho contato com a textura da farinha de trigo, giz de quadro, farinha de polvilho doce, entre outros que apresentam texturas parecidas; Me falta ar…
    Sabem me explicar o que pode ser? Pois não tenho alergia a nenhum destes itens, só falta o ar quando encosto na minha pele.
    Será que é fobia?

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.