WCPGHAN 2021: prevenção da alergia alimentar

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A alergia alimentar (AA) é uma condição que tem se tornado cada vez mais frequente na população pediátrica, com uma prevalência expressiva nos primeiros anos de vida, sendo mais comum a alergia proteína do leite de vaca (APLV) e a alergia ao ovo de galinha. Um forte fator preditivo de alergia alimentar é a presença de eczema. Esta manifestação clínica cutânea pode surgir cerca de 3,5 meses antes da manifestação alérgica ao ovo, por exemplo.

Em um palestra sobre AA no 6th World Congress of Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition 2021 (WCPGHAN 2021), a pesquisadora Kirsten Beyer evidenciou duas hipóteses que poderiam justificar tal acontecimento, sendo uma a exposição cutânea a alérgenos alimentares gerando sensibilização e, a outra, a exposição oral aos alimentos, induzindo tolerância.

copo de leite, um dos mais comuns em alergia alimentar

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Alergia alimentar

A palestrante ainda reforçou a não necessidade de uma dieta restritiva para as crianças com risco de desenvolvimento de AA, com base no guideline de 2014 da European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI), assim como não se deve expor essas crianças de forma intensa aos ditos alimentos altamente alergênicos, como ovo, leite de vaca ou amendoim, independente da história familiar positiva para atopia.

Afinal, o que podemos fazer?

Apesar de não ser uma realidade tão frequente no Brasil, decorrente dos nossos hábitos alimentares, a alergia ao amendoim é uma questão importante em diversos países, por isso Byer lembrou que a principal forma de prevenir efetivamente é introduzir esse alimento no momento adequado durante a introdução alimentar.

Como pediatras, o nosso papel frente a AA é desafiador, englobando todo o grupo familiar, gerando um impacto inclusive nas relações familiares. Por outro lado, o incentivo ao aleitamento materno é uma base sólida e que gera impacto na história natural da alergia alimentar, sendo este priorizado e incentivado desde a primeira hora após o nascimento.

É importante lembrar que não devemos recomendar o uso de probióticos, simbióticos e prebióticos, assim como suplementações vitamínicas para gestantes e/ou lactantes com o objetivo de prevenção de AA nos seus filhos.

Sobre a alergia ao ovo ela reforça que o alimento deve ser ofertado no momento da introdução alimentar, de forma bem passada e/ou cozida, evitando preparos crus ou mal passados.

Veja mais do WCPGHAN 2021:

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar