Leia mais:
Leia mais:
Whitebook: conheça as mudanças que chegaram em Condutas Cirúrgicas e Trauma
Confira os destaques do evento Whitebook: Plano Presença!
Cosméticos: conheça os novos conteúdos em Produtos Farmacêuticos
Lesões Traumáticas da Orelha Externa: panorama clínico [podcast]
Atlas de Dermatologia: 7 novos conteúdos esta semana

Whitebook: ITU – infecções do trato urinário

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Publicamos no portal esta semana um artigo em duas partes sobre os mitos sobre infecções do trato urinário – ITU. Assim, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a abordagem clínica dessa doença.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Considerações Iniciais sobre infecções do trato urinário – ITU

Suspeita de infecção de trato urinário baixo em mulheres e na ausência de alteração estrutural de trato urinário (cistite não complicada): Não é necessário solicitar exames complementares, nem o sumário de urina (EAS ou urina tipo 1).

Se cistite complicada: Na suspeita de abscesso, doença urológica de base, doença sistêmica predisponente (diabetes), ou paciente do sexo masculino, deve-se solicitar sumário de urina (EAS ou urina tipo 1) e urinocultura com antibiograma.

Se pielonefrite: Solicitar hemograma completo, bioquímica sérica, PCR, sumário de urina (EAS ou urina tipo 1), urinocultura e, se solicitada internação hospitalar, hemocultura.

Bacteriuria assintomática: Presença de > 100.000 unidades formadoras de colônia – UFC/mL em duas uroculturas consecutivas em mulheres, ou em uma urocultura em homens, ou ainda em pacientes com cateter vesical, em ambos os sexos, na ausência de sintomas urinários. Na pratica clínica, somente uma urinocultura positiva ≥ 100.000 UFC/mL na gestante ou em pacientes que serão submetidos a procedimentos invasivos urológicos ou receptores de transplante renal já condiciona ao tratamento.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.