Yoga é uma terapia complementar eficaz no combate ao fumo

Quem deseja parar de fumar tem em mãos vários métodos que atenuam a dependência da nicotina e controlam a ansiedade, como o yoga, por exemplo.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O fumo é um hábito praticado por milhões de pessoas mundialmente. Doenças provocadas pelo tabagismo são a causa de uma em cada 10 mortes no mundo, metade dessa mortalidade ocorre nos Estados Unidos, China, Rússia e Índia, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve uma queda de 36% no número de fumantes de 2006 até 2017, principalmente em decorrência de campanhas de conscientização contra o tabaco. No entanto, o país ainda ocupa o oitavo lugar no ranking de fumantes.

yoga

Yoga x tabagismo

Quem deseja parar de fumar tem em mãos vários métodos ou terapias eficientes que atenuam a dependência da nicotina por meio do controle da ansiedade e na sensação de bem-estar. Também há alternativas para as pessoas que preferem métodos mais naturais para abandonar o vício, como a prática de yoga. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada em outubro na revista Nicotine & Tobacco Research demonstrou os efeitos positivos do yoga na cessação do fumo. Conforme a publicação, este tipo de terapia reduz o estresse e o mau-humor, além de ser um aliado na manutenção do peso corporal, um dos principais efeitos colaterais do fim do tabagismo.

Leia mais: Tai Chi Chuan diminui 58% nos riscos de quedas em idosos

A pesquisa contou com 227 participantes maiores de 18 anos (idade média de 46,2 anos) e que tinham hábito de fumar. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos, o primeiro grupo (n=113) foi designado a praticar 1 hora de yoga, duas vezes na semana, e o segundo grupo praticou atividades físicas comuns. Os dois grupos participaram de sessões semanais de uma hora de terapia cognitivo-comportamental para estímulo a uma vida saudável sem cigarro.

Resultados

Ao final do levantamento, análises longitudinais dos desfechos da abstinência mostraram que o grupo que praticou yoga teve mais resultados positivos. Os praticantes de yoga tiveram 37% mais chances de sucesso em alcançar a abstinência em relação aos indivíduos do outro grupo (IC 95% [1,07 – 2,79]).

Os praticantes de yoga, no fim da pesquisa, fumaram significantemente menos cigarros ao dia do que os praticantes de atividades físicas comuns. A diferença ficou em 1,54 (P=0,01). Nos indivíduos do grupo do yoga que fumavam menos de 10 cigarros no começo da análise a probabilidade de cessação do fumo ao fim do follow up foi maior do que no outro grupo (Odss ratio 2,43%, IC 95% [1,09-6,30]).

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades